O príncipe do reino da Pérsia e demônios territoriais

(1/2) > >>

Anderson Loureiro:
No contexto da teologia da batalha espiritual, é citado Daniel 10:13 para dizer que há principados e potestades territoriais. De acordo com os irmãos, esse texto é suficiente para fazer tal afirmação? Quem é o príncipe do reino da Pérsia contra quem Gabriel precisou da ajuda de Miguel? E no mesmo texto, quem são os reis da Pércia?

Ednaldo:
Citação de: Anderson Loureiro em Outubro 14, 2010, 12:49:17

No contexto da teologia da batalha espiritual, é citado Daniel 10:13 para dizer que há principados e potestades territoriais. De acordo com os irmãos, esse texto é suficiente para fazer tal afirmação? Quem é o príncipe do reino da Pérsia contra quem Gabriel precisou da ajuda de Miguel? E no mesmo texto, quem são os reis da Pércia?

Anderson, infelizmente existe pouca compreensão do que realmente significa "batalha espiritual", enquanto muitos, graças a Deus não todos, reformados parecem negligenciar esta verdade, o outro lado (teológicamente falando) abusa do tema.

Debaixo da Nova Aliança não se pode mais falar em demonios territóriais, esta era uma verdade veterotestamentária, quando Deus IHVH, tinha um pacto apenas com Israel e com quem desejasse se colocar sob esta aliança.

Vivemos uma nova realidade espiritual, onde não negligenciamos os ardis de satanás, mas onde também não damos a ele aquilo que não lhe pertence. Dentre os vários textos do NT que podemos usar para defender que já não existe essa coisa de "demonio territorial" é Cl 2.15 "E despojando os principados e potestades, os espôs publicamente e deles triunfou em si mesmo", há também Lucas 10.18 "E disse-lhes: Eu [Jesus] via satanás, como raio, cair do céu.", bem como a própria prisão de satanás para não mais enganar as nações em Apocalipse 20, no texto de Lucas um verso antes os demonios que antes resitiam aos anjos agora pelo nome de Cristo se submetem a homens.

No NT satanás só possui o "controle" de algum lugar específico enquanto a igreja não vai lá e anuncia o Evangelho, por isso não sejamos negligentes no evangelismo, bem como na manutenção de missionários.

Ednaldo:
Faltou falar quem são os "reis da Pérsia", olha sinceramente não sei, principalmente devido a uma dificuldade textual que pode ser notada quando comparamos este texto em diferentes versões.

ACF - "Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia."

ARC - "Mas o príncipe do reino da Pérsia se pôs defronte de mim vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia."

ARA - "Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia."

ARGH (i.e., NTLH) - "O anjo protetor do Reino da Pérsia lutou contra mim durante vinte e um dias. Mas Miguel, um dos anjos-chefes, veio me ajudar, pois eu estava lutando sozinho contra os reis da Pérsia."

NVI - "Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia."

CNBB - "Há vinte e um dias que o chefe do reino da Pérsia combate comigo, mas Miguel, um dos primeiros chefes, veio me ajudar. Pois eu o deixei lá, enfrentando o rei da Pérsia."

Difusora - "O príncipe do reino da Pérsia resistiu-me durante vinte e um dias; mas Miguel, um dos primeiros príncipes, veio em meu socorro. Deixei-o a bater-se com os reis da Pérsia,"

Como podemos ver não é muito fácil entender este texto, sem conhecer a lingua original, o Portella talvez possa nos dar uma luz neste caso, mas creio que estes "reis" sejam demonios auxiliares.

Portella:
Daniel 10.13 palavra por palavra:

Wesar1 malkut2 paras3 'omed4 lenegdi5 'esrim6 weehad7 yom8 wehineh9 mika'el10 ahad11 hasarim12 hari'shonim13 ba' 14 le'ozreni15 wa'ani16 notarti17 sham18 etsel19 malkey20 paras21

e (o) príncipe1 (do) reino (da)2 Pérsia3 estava em pé4 contra mim5 vinte6 e um7 dias (lit., dia)8 e eis (que)9 Miguel10 um11 (d)os príncipes12 primeiros13 veio14 (para) me ajudar15 e eu16 permaneci (fiquei)17 ali18 com (ou: ao lado de, perto de)19 os reis (da)20 Pérsia21

Raniere Menezes:
Citação de: Portella em Outubro 15, 2010, 11:38:32

Wesar1 malkut2 paras3 'omed4 lenegdi5 'esrim6 weehad7 yom8 wehineh9 mika'el10 ahad11 hasarim12 hari'shonim13 ba' 14 le'ozreni15 wa'ani16 notarti17 sham18 etsel19 malkey20 paras21

Quem disse que não falamos em línguas?

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte