Fórum Monergismo.com
Outubro 22, 2014, 10:35:02 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Aos sábados, ouça o Rev. Hernandes Dias Lopes:

http://www.ipb.org.br/verdadevida/

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Hebreus 10: 25-39  (Lida 6293 vezes)
Vania Brandão
Moderador
Membro Ninja

Fides Reformata

« : Janeiro 11, 2011, 02:25:20 »

Meus irmãos.

Esse texto costuma ser usado para tentar refutar a perseverança dos santos.
Me ajudem a compreender-lo melhor.

(Hb 10:25) não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
(Hb 10:26) Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
(Hb 10:27) mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.
(Hb 10:28) Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas;
(Hb 10:29) de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?
(Hb 10:30) Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
(Hb 10:31) Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
(Hb 10:32) Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições;
(Hb 10:33) pois por um lado fostes feitos espetáculo tanto por vitupérios como por tribulações, e por outro vos tornastes companheiros dos que assim foram tratados.
(Hb 10:34) Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente.
(Hb 10:35) Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa.
(Hb 10:36) Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.
(Hb 10:37) Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará.
(Hb 10:38) Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
(Hb 10:39) Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

Deste-me vida e foste bondoso para comigo, e na tua providência cuidaste do meu espírito.
- Jó 10:12
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

"O povo... viu uma grande luz" Is 9.2 e Mt 4.16

« Responder #1 : Janeiro 11, 2011, 03:40:14 »

Irmã, creio que esse texto do Cheung, apesar de se referir à Hebreus 6, pode nos ajudar a entender melhor essas passagens de repreensões duras:

Há várias passagens bíblicas que ordenam os cristãos a buscarem a justiça e evitarem a impiedade. Algumas dessas passagens são tão fortes em expressão e contém advertências tão ameaçadoras, que algumas pessoas interpretam incorretamente essas passagens como dizendo que é possível para um verdadeiro crente perder sua salvação. Por exemplo, Hebreus 6:4-6 diz o seguinte:

Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.

Primeiro, o que quer que essa passagem signifique, ela não diz que os eleitos renunciam de fato a sua fé. Vamos assumir que a passagem está de fato dizendo que se alguém cair da fé depois de alcançar certo estágio de desenvolvimento espiritual, ela de fato perderia sua salvação. Isso não desafia a doutrina da preservação – de fato, podemos concordar de todo coração com tal declaração. Contudo, nós já lemos vários versículos dizendo que isso nunca acontece, que o verdadeiro crente nunca renunciará sincera e permanentemente a Cristo, e a passagem acima não diz nada que contradiga isso. João diz que aqueles que se apartam da fé nunca estiveram verdadeiramente na fé.

Segundo, vários versículos adiante, o escritor declara explicitamente que o que essa passagem descreve não acontecerá aos seus leitores: “Amados, mesmo falando dessa forma, estamos convictos de coisas melhores em relação a vocês, coisas que acompanham a salvação” (Hebreus 6:9). Para parafrasear, ele está dizendo: “Embora estejamos falando dessa forma, estou certo de que quando diz respeito à salvação, isso não acontecerá com vocês”.

Terceiro, devemos lembrar que Deus usa vários meios pelos quais ele realiza os seus fins. Por exemplo, embora ele tenha determinado imutavelmente as identidades daqueles a quem ele salvaria, ele não salva essas pessoas sem meios. Antes, ele salva os eleitos por meio da pregação do evangelho, e por meio da fé em Cristo que ele coloca dentro deles. Deus usa vários meios para realizar os seus fins, e ele escolhe e controla tanto os meios como os fins.

Conseqüentemente, apenas porque dizemos que os eleitos perseverarão na fé, não significa que Deus não os advirta contra a apostasia. De fato, essas advertências escriturísticas sobre as conseqüências de renunciar a fé cristã são um dos meios pelos quais Deus previne seus eleitos de apostasia. Os réprobos ignorarão essas advertências, mas os eleitos prestarão atenção a elas (João 10:27), e assim, eles continuarão a operar a santificação deles “com temor e tremor” (Filipenses 2:12). Concernente às palavras de Deus, Salmo 19:11 diz: “Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes”.

“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Vania Brandão
Moderador
Membro Ninja

Fides Reformata

« Responder #2 : Janeiro 11, 2011, 04:28:28 »

Olá Neto.

Textos como o capítulo 10 de João, não deixam dúvidas a cerca da perseverança. Eu não tenho dúvida.

Meu interesse no texto é justamente esse; como provar que o autor está falando de pessoas que ainda não tem fé se ele fala na terceira pessoa, se coloca entre os que voluntariamente continuam pecando e depois entre os que crêem para a conservação da alma.

Conheço um moço diácono e líder em sua igreja, que planejou minuciosamente um adultério, de forma que não foi disciplinado.
Quando penso em seu caso logo me vem a mente esse texto.
Deste-me vida e foste bondoso para comigo, e na tua providência cuidaste do meu espírito.
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

« Responder #3 : Janeiro 13, 2011, 03:46:42 »

Olá irmã Vania!

Meu interesse no texto é justamente esse; como provar que o autor está falando de pessoas que ainda não tem fé se ele fala na terceira pessoa, se coloca entre os que voluntariamente continuam pecando e depois entre os que crêem para a conservação da alma.

Posso estar errado, e por isso peço que os demais membros me corrijam, se for o caso. Mas eu creio que o segredo para entender passagens como essa, é perceber que o autor está usando de uma figura de linguagem, para exaltar o valor que o Evangelho tem, e nos mostrar o porque temos que continuar firmes nele.

Lembra de Paulo em 1 Co 13? Ele faz quase a mesma coisa, quando exagera em alguns termos para mostrar o valor que o amor possui. Ele começa a usar suposições que não condizem com a realidade. Por exemplo "ainda que eu falasse a lingua dos homens e dos anjos; conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes; distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres; entregasse o meu corpo para ser queimado...", tudo isso são suposições exageradas, para enfatizar o valor do amor.

Eu acredito que da mesma forma o autor de Hebreus faz, para enfatizar o eterno valor da Salvação que Deus nos deu, e porque temos que ser fiéis até o fim, e buscar honrar isso.

Além disso, podemos muito bem aceitar o que o autor diz sem medo, porque, assim como disse o Vincent Cheung, outras passagens da Bíblia nos afirmam que o verdadeiro cristão jamais apostata. Ou seja, quando o autor diz "Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados," podemos dizer "Sim, com certeza! Se alguém for salvo por Deus pela fé em Jesus Cristo, a única forma de Salvação, e esta pessoa apostatar renunciando a fé, não há mais chance pra ela!" Esse "se" é uma hipotese, um "se", mas sabemos, por outras passagens, que isto jamais acontecerá.

Se lermos o versículo 36, veremos que a intenção do autor nesta passagem é exortar os cristãos à perseverança. Acredito que as provações estavam sendo terríveis (versos 32 ao 34), e nada melhor do que aconselha-los mostrando o valor do Evangelho, mais precioso do que as coisas que eles estavam perdendo aqui na terra.

Para terminar, o próprio autor declara que os verdadeiros cristãos jamais cometerão apostasia, dizendo "Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma."

Conheço um moço diácono e líder em sua igreja, que planejou minuciosamente um adultério, de forma que não foi disciplinado.
Quando penso em seu caso logo me vem a mente esse texto.
Como assim?
Se ele planejou para ser secreto, mas você sabe, logo algo deu errado, e ele deveria ser disciplinado.
Ou está me dizendo que ele "conseguiu burlar a Lei", para justificar seu adultério?
« Última modificação: Janeiro 13, 2011, 03:52:45 por Neto » Registrado

“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« Responder #4 : Janeiro 13, 2011, 04:17:56 »

Como assim?
Se ele planejou para ser secreto, mas você sabe, logo algo deu errado, e ele deveria ser disciplinado.
Ou está me dizendo que ele "conseguiu burlar a Lei", para justificar seu adultério?

Será que a irmã Vânia é uma "crente-detetive"?? Investiga a vida de todo mundo??  Sorriso forçado Sorriso forçado Sorriso forçado

Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Vania Brandão
Moderador
Membro Ninja

Fides Reformata

« Responder #5 : Janeiro 13, 2011, 06:57:03 »

Como assim?

Será que a irmã Vânia é uma "crente-detetive"?? Investiga a vida de todo mundo??  Sorriso forçado Sorriso forçado Sorriso forçado

O Sidinei escreveu em outro tópico, que suas pernas tremem quando vai ler uma resposta do Portella às suas postagens.
Já no meu caso, quando o Ednaldo me responde sempre tenho motivos para rir!  Sorriso forçado Contente

O que aconteceu irmãos; foi que o "crente" em questão pediu desligamento do Rol de membros por estar em desacordo com a administração.
Daí ele e a esposa ficaram quase 3 anos procurando uma igreja ideal. Nesse período ele não poderia ser disciplinado, já que não era membro de nenhuma igreja.
A esposa descobriu o adultério; perdoou e procurou alguém (que não fui eu) para desabafar...  Indeciso
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

« Responder #6 : Janeiro 14, 2011, 09:57:07 »

O que aconteceu irmãos; foi que o "crente" em questão pediu desligamento do Rol de membros por estar em desacordo com a administração.
Daí ele e a esposa ficaram quase 3 anos procurando uma igreja ideal. Nesse período ele não poderia ser disciplinado, já que não era membro de nenhuma igreja.
A esposa descobriu o adultério; perdoou e procurou alguém (que não fui eu) para desabafar...  Indeciso

Será que o "desacordo com a administração" era porque a administração pregava santidade??  Indeciso

Martinho Lutero!
Vania Brandão
Moderador
Membro Ninja

Fides Reformata

« Responder #7 : Janeiro 14, 2011, 12:34:05 »

Será que o "desacordo com a administração" era porque a administração pregava santidade??  Indeciso

Não meu irmão.
Foram questões de má administração, relativa a igreja como pessoa jurídica.
E nesse caso "meu colega" teve razão.  Língua
Vania Brandão
Moderador
Membro Ninja

Fides Reformata

« Responder #8 : Janeiro 15, 2011, 09:53:58 »

Meus Irmãos.

Penso que esse texto de Rm 6 responde sobre quem são os que pecam voluntariamente. Ok?

(Rm 6:1) Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça?
(Rm 6:2) De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?
(Rm 6:3) Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
(Rm 6:4) Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
(Rm 6:5) Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;
(Rm 6:6) sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

« Responder #9 : Janeiro 20, 2011, 08:50:54 »

Brincadeira... A propósito estou gostando da conversa, mas vou deixar para participar de forma séria mais a frente, tenho que estudar melhor o texto.

Estou curioso para ver a sua opinião, Ed!  Sorriso forçado
Martinho Lutero!
alex
Visitante
« Responder #10 : Janeiro 24, 2011, 12:26:51 »

olá vania tudo bom!

li o seu texto e vi seu problema....
antes de mais nada precisamos identificar o contexto...

o autor da carta aos Hebreus, como o próprio nome da carta diz escreveu esta crata para cristãos hebreus...e em nosso texto 10:25-39, o autor identifica um problema com os cristãos hebreus...eles estavam deixando de congregar...e qual seria a razão desta ausência no culto solene, porque estavam sendo omissos para com a santa convocação? nos verss. 32-34 o autor descreve os sofrimentos que eles judeus no passado suportaram e não negaram em hipótese alguma a fé...mas agora diante de extrema perseguisão estão abandonando a fé e recuando...vs. 38-39 e esse recuoo era uma volta ao judaismo... com esta atitude estavam pisando o filho de Deus,  profanando o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajando ao Espírito da graça...
Deus tratará com muito mais rigor aqueles que apostatarem da fé em pleno conhecimento do que eles ( os judeus)no passado foram tratados pela lei de moisés...
neste contexto os  cristãos estavam sendo perseguidos...e ao mesmo tempo estavam sendo assediados pelo judaismo para abandonarem a fé cristã...

portanto, o texto em apreço é uma exortação aos cristãos que estavam sendo perseguidos pelo mundo impio e assediados pelo judaismo a abandonar a verdadeira fé...

O Senhor no texto diz que julgará aqueles que pisaram o seu filho, profanaram o sangue do pacto e ultrajaram o Espírito da graça...
esse jiuzo o correu no ano 70 D.C.
 Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.

o texto deve ser entendido dentro de uma pespectiva pactual.
quando tiver um tempinho irei correlacionar o texto ao assunto da segurança da salvação...
 por hora um abração!!!
Moderador
Membro Ninja

Fides Reformata

« Responder #11 : Janeiro 24, 2011, 05:04:56 »

olá vania tudo bom!

li o seu texto e vi seu problema....
antes de mais nada precisamos identificar o contexto...

o autor da carta aos Hebreus, como o próprio nome da carta diz escreveu esta crata para cristãos hebreus...e em nosso texto 10:25-39, o autor identifica um problema com os cristãos hebreus...eles estavam deixando de congregar...e qual seria a razão desta ausência no culto solene, porque estavam sendo omissos para com a santa convocação? nos verss. 32-34 o autor descreve os sofrimentos que eles judeus no passado suportaram e não negaram em hipótese alguma a fé...mas agora diante de extrema perseguisão estão abandonando a fé e recuando...vs. 38-39 e esse recuoo era uma volta ao judaismo... com esta atitude estavam pisando o filho de Deus,  profanando o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajando ao Espírito da graça...
Deus tratará com muito mais rigor aqueles que apostatarem da fé em pleno conhecimento do que eles ( os judeus)no passado foram tratados pela lei de moisés...
neste contexto os  cristãos estavam sendo perseguidos...e ao mesmo tempo estavam sendo assediados pelo judaismo para abandonarem a fé cristã...

portanto, o texto em apreço é uma exortação aos cristãos que estavam sendo perseguidos pelo mundo impio e assediados pelo judaismo a abandonar a verdadeira fé...

O Senhor no texto diz que julgará aqueles que pisaram o seu filho, profanaram o sangue do pacto e ultrajaram o Espírito da graça...
esse jiuzo o correu no ano 70 D.C.
 Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.

o texto deve ser entendido dentro de uma pespectiva pactual.
quando tiver um tempinho irei correlacionar o texto ao assunto da segurança da salvação...
 por hora um abração!!!

Olá Alex.

Seu entendimento é um pouco diferente, porém lógico.
Mas sendo assim, a carta aos Hebreus não se aplica a nós?
alex
Visitante
« Responder #12 : Janeiro 25, 2011, 01:38:20 »

não só o texto de Hb 10 assim como toda as Escrituras  se aplicam a nós...

todos aqueles que desprezam e abandonam o culto solene, não atendem mais a santa convocação, afastam-se da comunidade da aliança a igreja do Senhor Jesus Cristo...para se dedicarem a um falso evangelho, que oferecem uma paz passageira, uma prosperidade material, sobre eles cairá a maldição do nosso Senhor...
não que eles tenham perdido a salvação...na verdade eles nunca a tiveram...e sua atitude de covardia em recuar diante das perseguições revelam quem de fato eles eram...Hb 6.4... (réprobos que professavam a fé cristã) mas como os impios não permanecerão na comunidade dos justos, a sã pregação do evangelho os afugentará...

Sola Scriptura!
Moderador
Membro Ninja

Fides Reformata

« Responder #13 : Janeiro 25, 2011, 05:58:40 »

não só o texto de Hb 10 assim como toda as Escrituras  se aplicam a nós...

todos aqueles que desprezam e abandonam o culto solene, não atendem mais a santa convocação, afastam-se da comunidade da aliança a igreja do Senhor Jesus Cristo...para se dedicarem a um falso evangelho, que oferecem uma paz passageira, uma prosperidade material, sobre eles cairá a maldição do nosso Senhor...
não que eles tenham perdido a salvação...na verdade eles nunca a tiveram...e sua atitude de covardia em recuar diante das perseguições revelam quem de fato eles eram...Hb 6.4... (réprobos que professavam a fé cristã) mas como os impios não permanecerão na comunidade dos justos, a sã pregação do evangelho os afugentará...

Sola Scriptura!

Ok. Alex!

Um abraço.
LucasSV
Visitante Ativo
*

Soli Deo Gloria

« Responder #14 : Janeiro 26, 2011, 12:34:07 »

Olá Vania

Tem um texto do site monergismo que fala sobre o assunto

http://www.monergismo.com/textos/perseveranca/hebreus_10_apostasia_storms.htm

Até
  Imprimir  

Ir para: