Fórum Monergismo.com
Novembro 24, 2014, 10:19:45 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Versão eletrônica do jornal Brasil Presbiteriano:

http://www.ipb.org.br/versao_pdf/

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3
  Imprimir  
Autor Tópico: O CRISTÃO PODE USAR PIERCING OU TATUAGENS?  (Lida 41515 vezes)
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« : Setembro 12, 2008, 02:15:24 »

Segundo a maioria dos cristãos, o crente em Cristo não pode e não deve usar piercing ou tatuagem -- há um artigo interessante contra do Ministério CACP: http://www.cacp.org.br/estudos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=918&menu=7&submenu=4 -- e há um artigo no Monergismo que não condena o uso de tatuagens: http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/Biblia-tatuagens_McLaughlin.pdf -- O QUE OS IRMÃOS DO FÓRUM PENSAM SOBRE O ASSUNTO?

Minha opinião é que pode, com moderação, bom senso e que não seja ofensiva nem preconceituosa.  -- Por exemplo, uma tatuagem do rosto de uma onça num rosto humano já é uma anormalidade!
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« Responder #1 : Setembro 13, 2008, 09:08:46 »

Qual o propósito? Qual o motivo que me move a tatuar meu corpo, depois de salvo em Cristo?

A 1ª pergunta do Catecismo maior é "Qual é o fim supremo e principal do homem?" A resposta a essa pergunta é "O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.".

Então a mim surge a pergunta "como posso glorificar a Deus com uma tatuagem?", se houver essa possibilidade "Gloria a Ele". Mas sinceramente, não creio que através de uma tatuagem eu possa glorificar a Deus.

Existem aqueles que com o "propósito" de evangelizar "Tribos urbanas", se "disfarsam", colocando piercings, tatuagens, vestuário e até nas girias particulares. Mas sinceramente não creio ser isso o que Paulo quiz dizer quando escreve "me fiz judeu para alcançar os judeus e grego para os gregos". Não creio que essa "estratégia" pragmática de evangelismo seja válida.

Mas no fim de tudo é realmente uma questão de consciência individual.
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
spurgeon
Visitante
« Responder #2 : Setembro 13, 2008, 11:36:42 »

NAO SABEIS QUE O VOSSO CORPO E TEMPLO DO ESPIRITO SANTO....

ORA SE O NOSSO CORPO E TEMPLO DO EPIRITO SANTO, DEVEMOS CUIDAR BEM DELE NAO CREIO QUE ESPIRITO SANTO FICA FELIZ AO VER SUA MORADA COM DECORAÇOES DE DRAGOES SERPENTES E ATE MESMO DEMONIOS,     E TODO FURADO COM PEDACINHOS DE METAL. QUERIDO. UMA PESSOA CHEIA DE TATUAGENS E PIRCING MAIS OARECE TEMPLO DO DEMONIO DO QUE DE DEUS

GRAÇA E PAZ DA PARTE DAQUELE QUE E ESERA PARA TODO O SEMPRE
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #3 : Setembro 13, 2008, 05:06:34 »

Concordo, Spurgeon, dragões, serpentes, demônios, são símbolos anti-cristãos, mas o que me impede de tatuar um simbolo de um peixe (como aquele dos antigos cristãos)?
Tenho medo dos excessos dos fariseus que proibem um suposto cristão de tomar bebida cafeinada porque o corpo é o templo do Espírito!
Uma cicatriz pode ser algo muito significativo na vida de um cristão perseguido, ela está lá como um marco. Penso que uma tatuagem (cada caso um caso, entendam bem) pode ser um marco pessoal, repito, pessoal, significativo. Não falo de exagero, mas de bom senso. Sei que é uma questão delicada, e muitos não aceitarão.
Visitante
« Responder #4 : Setembro 13, 2008, 09:35:52 »

SERIA BOM SENSSO EU ENTRAR EM SUA CASA E PINTAR AS PAREDES. COMFORME O MEU GOSTO OU MINHA MARCA PESSOAL.

A BIBLIA  DIZ QUE NAO PERTECEMOS A NOS MESMO E SIM A CRISTO.  ELE NOS COMPROU, E POR PREÇO DE SANGUE.

A UNICA MARCA  DE UM CRISTAO E O AMOR  PRIMEIRO CORINTIOS 13.....

SEU E CORPO E TEMPLO DO ESPIRITO SANTO ASSIM AFIRMA A BIBLIA ESPERO QUE VC CREIA NELA

NAO SOMOS DE NOS MESMO E SIM DE CRISTO
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #5 : Setembro 14, 2008, 02:17:59 »

irmão, entendo seu zelo, mas a passagem que vc usa está fora do contexto, por favor releia todo contexto e tenha sua replica.

Cinco versículos a frente do versículo 16 citado diz: “tudo é vosso” – se eu tomar este trecho fora do contexto posso afirmar que tudo é meu, inclusive a liberdade de fazer o que quiser com o meu corpo. Mas a passagem não está afirmando isto, assim como não está afirmando o que muita gente pensa sobre o verso 16.

O enfoque de Paulo no verso 16 é sobre o povo de Deus como uma coletividade inteira

3.17 – Deus o destruirá – Alguns crentes de Corinto estavam destruindo a obra de Deus. Estes não serão poupados no dia do Juízo.

O contexto é sobre a sabedoria humana usada para edificar a igreja em contrapartida com a verdade do Espírito. O contexto fala sobre o ensino doutrinário na igreja. O problema central é sobre a DIVISÕES dentro da igreja de Corinto, o que está em jogo é o ministério e o apostolado de Paulo. Paulo estava tratando de problemas teológicos e não de estética. A igreja em Corinto precisava amadurecer.

É louvável cuidar do nosso corpo com zelo, mas não porque esta passagem bíblica ordena, não tem nada a ver! Cuidar da estética corporal tais como aparência, vestuário (isso entra no assunto de usos e costumes que tanto atormenta os pentecostais – TAMANHO DA SAIA, DO CABELO, USAR TERNO). Alguns usam este versículo para tratar de higiene pessoal, escovar os dentes, cortar as unhas, cortar cabelo. ABSURDO!

Alguns teologueiros chegam ao cúmulo de usar esta passagem para falar de obesidade: “No combate a obesidade - Precisamos entender que todo peso acima do proporcional ao nosso biotipo nos causa desconforto, cansaço, aumento da pressão arterial e aceleração cardíaca, o que pode acarretar partida para eternidade fora do tempo. É necessário recuperar a auto-estima, vencer os complexos, os traumas, para que o nosso corpo reflita a glória de Deus.”  Meu Deus! Partida para a eternidade fora do tempo é hilário!

Link do parágrafo acima: http://www.montesiao.pro.br/estudos/Celula/e288.htm

Se formos usar ao pé da letra certas passagens vamos virar um talibã, vamos cobrir totalmente as mulheres para não despertarem nenhuma sensualidade e por aí vai.

Se um cristão tiver uma tatuagem e sabe que pode escandalizar algum irmão mais fraco ele pode cobrir a tatuagem para honra e glória do Senhor, o mesmo pode ser aplicado para quem toma vinho ou uma cervejinha. Algumas igrejas episcopais tem salas para fumantes, o que vc acha disso?

Muitos crentes acham inadimissível que a Ceia do Senhor se coloque vinho, mas tem que ser suco de uva. É o prícipio da lei seca wesleyana e não bíblica.
« Última modificação: Setembro 14, 2008, 03:29:29 por Raniere Menezes » Registrado
spurgeon
Visitante
« Responder #6 : Setembro 14, 2008, 12:56:33 »

NAO POSSO DEIXAR DE CONCORDAR COM VC. TUDO  BEM ACHO QUE UM CRISTAO PODE SIM TER UMA TATUAGEM E OU UM PIERCING.

SO NAO COSINGO CONCEBER UM PREGADOR TATUADO E COM PIERCING NO PULPITO DE UMA IGREJA PREGANDO A PALAVRA.... MAIS PARECERIA UM DEMONIO PROFANANDO UM SANTUARIO, DO QUE UM SANTO PREGANDO BOAS NOVAS,    PS  OPNIAO MINHA OK.

CURIOSIDADE QUAL SEU GRAU TEOLOGICO, E SUA POSIÇAO EN SUA IGREJA
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #7 : Setembro 14, 2008, 04:16:17 »

Concordo com vc, tb nao consigo aceitar um pregador despojado demais, tipo como vc falou pregando num púlpito em formato de prancha de surf, como faz a igreja bola de neve.

Sou autodidata em teologia, estudo desde os anos 90 a teologia reformada. Já ensinei na igreja, mas hoje só estudo.
Visitante
« Responder #8 : Setembro 15, 2008, 04:56:11 »

AMEM QUE DEUS O ABENÇOE, SO PERGUNTEI SUA FORMAÇAO POIS HOJE E DIFICIL ENCONTRAE PESSOAS QUE SAIBAM DEFEBDER SUAS IDEIAS. COM BASE BIBLICA E SEM IGNORANCIA V E UMA DELES QUE DEUS O ABENÇOE AGORA E SEMPRE

IVANILDE TOMAZ CLAUDIO

SPURGEON

UM      CALVINISTA
Visitante
« Responder #9 : Setembro 16, 2008, 08:33:49 »

Existem povos que usam as tatuagens e pinturas com o fim de distinguir sua tribo, clã, família, classe ou posição social... mas, no caso do Ocidente "cristão", qual a origem e significado das tatuagens? Ainda não pesquisei isso, mas será que não faz parte da onda de costumes e modas da revolução cultural dos anos 60, assim como os cabelos compridos para homens, etc.? E, nesse caso, não deveríamos evitar qualquer identificação com aquilo que surgiu da rebelião contra a ordem, a sinceridade e a pureza do cristianismo?
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #10 : Setembro 16, 2008, 02:47:34 »

Caro irmão, a tatuagem tem muitos significados, muitos dos quais anti-cristãos, certamente os cristãos não devem se identificar por elas, mas pelo amor a Deus e ao próximo, esta é a maior marca. O meu receio -- e não quero ser entendido como um liberal -- é que a questão de usos e costumes não se transforme num cavalo de batalha na igreja. Devo evitar qualquer identificação com rebelião, nunca usaria o símbolo da "anarquia", do "nazismo", da "cruz invertida". Por natureza pecaminosa somos muito preconceituosos, temos uma tendência a uniformização. Não condeno uma pessoa que se diz cristã e usa as iniciais do nome de um filho na pele. Não concordo que se use o nome de Deus em vão (nem em adesivos ou camisetas, quanto mais tatuado).

Você sabia que é costume entre os presidiários usar uma cruz tatuada quando o individuo é convertido dentro da prisão? é algo deles, pergunto quantos eleitos verdadeiramente foram convertidos na prisão? (obs: cuidado com os símbolos, uma cruz com uma escadinha em baixo significa "matador").

Não quero ser, aqui, um defensor de uso indiscriminado de tatuagens. Quero apenas desmistificar o tema. Tatuagem significa "marca", "sinal". Na Bíblia não há nenhuma alusão direta sobre tatuagens, mas em certas situações podemos extrair algo útil:

Is 49.16  Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente perante mim. -- Palavras alusivas à "marcas" são: "Oth" (sinal) henraico, o termo similar no grego é "semeion", "chaqaq" (gravação), "charagma" (impressão, marca impressa), "seret" (corte), "stigma" (marca, cicatriz).

Condeno, como criatão, tatuagens aos deuses e depreciativas. No mais não posso condenar um irmão ou irmã por ter uma marca indelével em seu corpo que não ofenda Cristo.

Em algum grau, TODOS nós somos influenciado pela cultura. Vamos contextualizar: é algo muito sutil e "inocente" um líder de igreja pregar humildade, frugalidade, parcimônia (desculpe os termos não usuais) e usar, por exemplo, uma camisa polo Lacoste (aquela do jacarezinho), quando não é pirata, custa em média 80 reais -- onde está o seu valor? respondo como designer: na marca. Claro que o jacarezinho não está tatuado na pele, mas transmite uma mensagem cultural, e assim nos tornamos presos à cultura. Este mesmo princípio vale para muitas outras coisas do dia-a-dia. Somos pecadores e consumistas, isto é cultura. Deus tenha misericórdia de nós!

« Última modificação: Setembro 17, 2008, 11:52:13 por Raniere Menezes » Registrado
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

"O povo... viu uma grande luz" Is 9.2 e Mt 4.16

« Responder #11 : Dezembro 21, 2008, 04:18:54 »

Irmão Raniere, acredite, eu concordo com o seu ponto de vista. E acrescento mais.

Eu creio que, antigamente, a santidade dos crentes se sobressaiam MUITO MAIS do que a santidade de hoje em dia (isso é inegável). E, exatamente, por ser tão difícil você distinguir um crente verdadeiro pela sua santidade pessoal e fé hoje em dia, é como se a igreja contemporanêa tivesse criado "normas, formas e regras" pros crentes se portarem, uma "cartilha" da vida cristã, muitas vezes arbitrária e que mostra os gostos pessoais daqueles que a inventaram, como por exemplo saias no tornozelo, véu, proibindo pulseiras, colares, tatuagens, cigarro... Condenando como PECADO, coisas que não são. E que nem tem base para isso.

Criando assim um legalismo, regras desconexas, que até escadalizaria um fariseu. Coisas superficiais, que escondem a fragilidade interior.

Eu soube, por exemplo, que Charles Spurgeon fumava charutos. Confesso que, quando lí, à uns meses atrás, pensei "O QUE? COMO PODE? ISSO É PECADO!". Foi reflexo da minha educação Assembléiana (E olha que foram apenas 3 anos!) Hoje ví que isso NÃO TEM NADA A VER, mas, principalmente no nosso século, esse tipo de "regra", que não tem sentido, faz parte do círculo cristão, e temo virar até um tipo de dogma!

É como se você definisse um cristão hoje em dia por ele seguir as "regras", e não pelos frutos LEGÍTIMOS e amor à Palavra!!! É ridiculo! Se o irmão não pula, não "glorifica" (com a voz), e não cumprimenta com um "Paz do Senhor", o pessoal já olha torto e já pensa que é um desviado! Terrível isso! Está se tornando um farisaísmo, legalismo mesmo.

Isso tudo vale para a Tatuagem. Como o Raniere disse, ela, por si só, NÃO É PECADO.

Agora, nesse ponto que vou falar em diante, concordo com o Ednaldo.
A minha pergunta é: PRA QUE?
Pra que uma tatuagem? Por que? Não seria vaidade, e pura? (Vaidade no sentido real da palavra, DAR VALOR PARA ALGO INUTIL, VAZIO, e não simplesmente "enfeite")
Mesmo que fosse para glorificar ao Senhor, ou como um "selo", como os presos que o Raniere disse, não seria vaidade pura?
Nós já temos uma "marca", um "selo", algo que se adquire pela fé, e que marca nenhuma possa substituir.
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." Efésios 4.30
"...no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória." Efésios 1.13,14

Nossa tatuagem é real, é um selo no espírito, algo que NINGUEM VÊ, apenas voce e o Senhor. Não fisicamente. Mas pela fé, pelos frutos. Eu creio que um cristão, um crente que não liga para superficialidade, ele crê e sabe do seu selo, coisa que não se precisa "marcar" na pele, pertence ao espirito.

Uma tatuagem é algo que exprime, superficialmente, um valor, um amor, uma lembrança, tentando mostrar algo interno. Mesmo para um cristão, se ele fosse "mostrar seu amor" à Deus por uma tatuagem, não seria um meio de TENTAR, superficialmente, provar que ama à Deus, coisa que só se demonstra com FÉ e OBRAS?
Isso sim, não seria vaidade?
“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Vitor Deslandes
Visitante
« Responder #12 : Fevereiro 08, 2009, 01:09:20 »

Louvado seja Deus! Eu creio que somente o Santo Espirito de Deus habitando no crente eh capaz de convence-lo sobre o que nao O agrada. Quanto mais o cristao e sensivel ao Espirito, mais ele se sente incomodado ate com pequenas coisas. Eu vejo a tatuagem como vaidade. Pode falar que eh pra glorifica a Deus e tudo mais. soh que no fundo no fundo, eh vaidade. Ninguem quer mais ser careta, quadrado, hoje tem dia tem que ser cristao pop, fashion, da moda. Eu falo isso e sou jovem, ja pertenci ao mundo, fiz uma tatuagem com maquina caseira de caneta bic motorzinho de radio e agulha de custura, e hj me arrependo. mas gracas a Deus o Senhor me salvou. e Depois de convertido eu e mais um irmao fomos fazer uma tatoo pra ^evangeliza^ mais o Espirito Santo me incomodou e nao fiz.
Temos que ser cristaos verdadeiros, e nao nos envergonhar do evangelho. e a vaidade eh um empecilho em nosso interior para o agir do Espirito! Depois que nos convertemos temos que pensar nas coisas do Alto, pensar naquilo que o Senhor pensa, e nao nos nossos proprios gostos e vontades e vaidades.
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #13 : Fevereiro 09, 2009, 08:43:33 »

Sim, não descarto a vaidade!

Acho que o grande problema da tatuagem não ofensiva é o preconceito por parte de irmãos que não entendem que há uma certa liberdade. Eu não aconselho nunguém a fazer (apesar de ter uma).
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« Responder #14 : Fevereiro 10, 2009, 08:26:32 »

Só falta ser uma TULIPA  Sorriso forçado Sorriso forçado Sorriso forçado  Chocado Chocado Chocado  Rolar os Olhos Rolar os Olhos Rolar os Olhos
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Páginas: [1] 2 3
  Imprimir  

Ir para: