Fórum Monergismo.com
Novembro 01, 2014, 07:09:30 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Veja as novidades da Loja Monergismo:

http://livros.monergismo.com/

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Bíblia de Estudo NVI e Bíblia de Genebra  (Lida 5075 vezes)
Jean Felix
Moderador
Membro Ninja

Pecador salvo pela graça.

« : Abril 30, 2011, 03:09:38 »

Eu tenho uma Bíblia de Estudo Almeida e a usei durante muitos anos - desde 2008, se não me engano. Recentemente comprei uma Bíblia de Estudo NVI (acredito que esse foi o instrumento que Deus usou para me convencer das doutrinas da Graça), e, como ela tem notas de estudo, fui me interessando mais pela teologia reformada. Me lembrei então da Bíblia de Estudos de Genebra, que segue a teologia reformada e usa a versão Revista e Atualizada, versão que eu gosto bastante.

Gostaria de saber a opinião dos irmãos sobre essas três Bíblias:

1) Bíblia de Estudo Almeida
2) Bíblia de Estudo NVI
3) Bíblia de Estudos de Genebra.
Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir. Martinho Lutero
Portella
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #1 : Abril 30, 2011, 05:14:18 »

Jean,

2) Bíblia de Estudo NVI

De forma geral, as três possuem algumas características elogiáveis.

[E aqui mudo um pouco a abordagem.]

No entanto, bíblias de estudo são um problema quando as notas não se restringem a aspectos históricos, geográficos, linguísticos e culturais.

Bíblias de estudo com conotações doutrinárias diversas são um verdadeiro absurdo decorrente da babel teológica dos nossos dias. Assim, existem bíbllias para pentecostais, arminianos, calvinistas.. E por aí vai....

Coisas do mercado da fé, pois chega-se hoje a ponto de dizer: "Não quero aquela 'bíblia calvinista', não; quero 'a do poder de Deus'!", ou: "Não suporto a 'bíblia arminiana', quero uma versão 'calvinista'". É o fim do mundo, né?

Que tal uma simples bíblia? Tenho ceteza de que os seguidores de Jesus nos séculos 16 e 17 sabiam muito mais das Escrituras sem possuir bíblias de estudo que a cambada hoje com todas as bíblias de estudo possíveis e imagináveis com suas santas notas inspiradas pelo homem...

Moderador
Membro Ninja

« Responder #2 : Abril 30, 2011, 06:41:23 »

Jean,

2) Bíblia de Estudo NVI

De forma geral, as três possuem algumas características elogiáveis.

[E aqui mudo um pouco a abordagem.]

No entanto, bíblias de estudo são um problema quando as notas não se restringem a aspectos históricos, geográficos, linguísticos e culturais.

Bíblias de estudo com conotações doutrinárias diversas são um verdadeiro absurdo decorrente da babel teológica dos nossos dias. Assim, existem bíbllias para pentecostais, arminianos, calvinistas.. E por aí vai....

Coisas do mercado da fé, pois chega-se hoje a ponto de dizer: "Não quero aquela 'bíblia calvinista', não; quero 'a do poder de Deus'!", ou: "Não suporto a 'bíblia arminiana', quero uma versão 'calvinista'". É o fim do mundo, né?

Que tal uma simples bíblia? Tenho ceteza de que os seguidores de Jesus nos séculos 16 e 17 sabiam muito mais das Escrituras sem possuir bíblias de estudo que a cambada hoje com todas as bíblias de estudo possíveis e imagináveis com suas santas notas inspiradas pelo homem...

Taí, Portella, disseste uma verdade.

Mas o que está cada vez mais difícil hoje em dia é encontrar uma "simples Bíblia". Gostei da notícia do relançamento da Tradução Brasileira. Você tem alguma Bíblia simples pra recomendar? De preferência que tenha referências pra "linkar" um texto, palavra, expressão de um versículo a outro. Confesso que procurei e não achei. Tinha uma Bíblia aqui em casa de 1970, uma relíquia, mas acho que já a doaram (eu gosto bastante de coisas antigas, assim como de novidades tecnológicas, hehe). Eu não tenho problemas com os ditos "arcaísmos", até gosto deles na minha leitura diária para exercitar meu português, então, não há restrições.
Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir. Martinho Lutero
André Torquato
Super Membro

FIDES QUAERENS INTELLECTUM

« Responder #3 : Maio 02, 2011, 02:39:05 »

Não sei por que, mas eu gosto bastante da Bíblia de Jerusalém, apesar de ela ser aparentemente católica.

Mas comprei uma Genebra e também achei muito boa.
Estamos vendo crescer em nossa pátria uma igreja sincrética, mística q prega um outro evangelho. Q prega o que povo quer ouvir e não o que o povo precisa ouvir. Q prega prosperidade, mas não salvação; q prega milalagres, mas não a cruz. Igreja centrada no homem,  e não em Deus.
Hernandes Dias Lopes
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #4 : Maio 02, 2011, 02:52:29 »

Não sei por que, mas eu gosto bastante da Bíblia de Jerusalém, apesar de ela ser aparentemente católica.

Mas comprei uma Genebra e também achei muito boa.

Bondade sua dizer que a BJ é aparentemente católica, ela é 100% romanista! rsrs - Em termos de tradução, é interessante tê-la para comparar, mas em termos de estudo deixa muito a desejar para o protestantismo (com razão).

Já a Genebra é compatível com a cosmovisão protestante (veja os editores).

Mas como o Portella já citou, todas são parciais e convenientes a sua crença.

Logicamente prefiro a Genebra.
Moderador
Membro Ninja

« Responder #5 : Maio 06, 2011, 03:41:23 »

Me disseram que a Bíblia de Estudo Almeida é mais equilibrada, já que não oferece nenhum parecer, mas vários. Ou seja, ela diz que "alguns pensam assim, mas outros pensam assado". Eu a tive durante muito tempo, e a considero boa, já que nunca percebi nenhuma inclinação teológica aparente. Apenas mostra todas as linhas de pensamento e também as informações linguísticas, culturais e históricas.
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« Responder #6 : Maio 06, 2011, 03:45:38 »

Me disseram que a Bíblia de Estudo Almeida é mais equilibrada, já que não oferece nenhum parecer, mas vários. Ou seja, ela diz que "alguns pensam assim, mas outros pensam assado". Eu a tive durante muito tempo, e a considero boa, já que nunca percebi nenhuma inclinação teológica aparente. Apenas mostra todas as linhas de pensamento e também as informações linguísticas, culturais e históricas.

Nunca possuí uma Almeida, porém já tive acesso a uma e achei ela um tanto "liberal" principalmente quando defende a certa altura o "pentateuco samaritano" como mais confiável que o pentateuco judaico!  Indeciso
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Jean Felix
Moderador
Membro Ninja

« Responder #7 : Maio 06, 2011, 03:52:43 »

Nunca possuí uma Almeida, porém já tive acesso a uma e achei ela um tanto "liberal" principalmente quando defende a certa altura o "pentateuco samaritano" como mais confiável que o pentateuco judaico!  Indeciso

Ednaldo,

talvez a defesa seja apenas em linha contextual, mostrando que há uma similaridade entre os dois, não? Porque, quando se fala no dilúvio, eles também explicam que há uma teoria de um dilúvio local ao invés de um dilúvio mundial. Isso não quer dizer que eles defendam essa teoria, mas que ela existe e é digna de nota, talvez.
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« Responder #8 : Maio 06, 2011, 04:05:16 »

Ednaldo,

talvez a defesa seja apenas em linha contextual, mostrando que há uma similaridade entre os dois, não? Porque, quando se fala no dilúvio, eles também explicam que há uma teoria de um dilúvio local ao invés de um dilúvio mundial. Isso não quer dizer que eles defendam essa teoria, mas que ela existe e é digna de nota, talvez.

Na época em que li não vi dessa forma, pois poderia ser dito simplesmente "o pentateuco samaritano diz assim ou assado", mas quando emite opinião toma partido!

Eu particularmente prefiro uma "Bíblia de estudo" que se posicione, que uma que não é nem preto nem branco, essa zona cinza me incomoda. Mas evidentemente é uma aquisição interessante para quem possui dinheiro "sobrando".
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Jean Felix
Moderador
Membro Ninja

« Responder #9 : Maio 06, 2011, 04:09:25 »

Ednaldo,

Na época em que li não vi dessa forma, pois poderia ser dito simplesmente "o pentateuco samaritano diz assim ou assado", mas quando emite opinião toma partido!

Eu particularmente prefiro uma "Bíblia de estudo" que se posicione, que uma que não é nem preto nem branco, essa zona cinza me incomoda. Mas evidentemente é uma aquisição interessante para quem possui dinheiro "sobrando".

Na época comprei sem saber como ela era, mas me agradou essa zona cinza. Hoje, prefiro uma mais posicionada, mas não deixo de recorrer a ela quando o assunto é linguagem ou dicionário (que a Bíblia de Estudo NVI não tem). Quando quero ver alguma coisa sobre as doutrinas da graça, ela não tem nenhuma utilidade. Nenhuma nota relacionada aos textos-chave da eleição tem explicação. 
André Torquato
Super Membro

FIDES QUAERENS INTELLECTUM

« Responder #10 : Junho 03, 2011, 10:40:23 »

Comprei uma TEB e percebi que ela tem os livros do AT em sequência diferente, na apresentação da mesma diz que é poque ela adota a mesma ordem da tradição canônica judaica. Mas não sei se é verdade pois ela tem os famosos livros apócrifos, penso que a versão judaica da Bíblia(AT) não tenha esses livros.
Estamos vendo crescer em nossa pátria uma igreja sincrética, mística q prega um outro evangelho. Q prega o que povo quer ouvir e não o que o povo precisa ouvir. Q prega prosperidade, mas não salvação; q prega milalagres, mas não a cruz. Igreja centrada no homem,  e não em Deus.
Hernandes Dias Lopes
Portella
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #11 : Junho 03, 2011, 11:15:33 »

Olá, André.

... na apresentação da mesma diz que é poque ela adota a mesma ordem da tradição canônica judaica. Mas não sei se é verdade pois ela tem os famosos livros apócrifos, penso que a versão judaica da Bíblia(AT) não tenha esses livros.

Você está certíssimo ao dizer que nenhuma versão judaica das Escrituras hebraicas contém os apócrifos. E, sim, a TEB segue a ordem canônica judaica.

Convém notar, no entanto, que a TEB não mescla os "deutrocanônicos" (designação desssa versão para os "apócrifos") com os "canônicos". Eles vêm em uma seção separada entre o AT e o NT chamada "Os livros deuterocanônicos".

Um abraço e inté.

Moderador
Membro Ninja

« Responder #12 : Junho 04, 2011, 09:38:18 »

Olá, André.

... na apresentação da mesma diz que é poque ela adota a mesma ordem da tradição canônica judaica. Mas não sei se é verdade pois ela tem os famosos livros apócrifos, penso que a versão judaica da Bíblia(AT) não tenha esses livros.

Você está certíssimo ao dizer que nenhuma versão judaica das Escrituras hebraicas contém os apócrifos. E, sim, a TEB segue a ordem canônica judaica.

Convém notar, no entanto, que a TEB não mescla os "deutrocanônicos" (designação desssa versão para os "apócrifos") com os "canônicos". Eles vêm em uma seção separada entre o AT e o NT chamada "Os livros deuterocanônicos".

Um abraço e inté.

Pelo menos ela não  engana ninguém colocando os apócrifos dentro do cânon. Essa disposição na ordem judaica se deve ao fato de judeus terem participado da tradução, se não estou enganado.

Ah, meus irmão, comprei uma Bíblia de Estudo de Genebra (no sebo, a primeira edição, sem as confissões de fé) e pude ver que ela tirou muitas dúvidas minhas. É mais um instrumento que Deus tem usado para me fazer entender Sua Verdade.
Vinícius
Super Membro

"

« Responder #13 : Junho 04, 2011, 01:53:17 »

A Almeida acho fraca
A NVI que eu tenho é ordem cronológica, não tem muitas notas de roda-pé
Já a bíblia de estudos de Genebra foi o primeiro intrumento que Deus usou para que meus olhos fossem fechados para o sinergismo e abertos para o monergismo.
"Como explicar o livre-arbítrio? A água é livre para descer uma cachoeira. Uma rocha quando solta do pico Everest é livre para descer! Mas a água não é livre para subir a cachoeira e nem a pedra para subir o everest. Assim é o homem natural livre para fazer o mal mas incapaz de seguir a Deus.
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: