Esse excesso de pudismo quando se trata de sexo não mais atrapalha do que ajuda?
Sim!!!!
Pq uma exposição em sentido literal de Cantares teria que ser restrita?
Não estou defendendo que Cantares deve ser exposto de forma exclusivamente extrita, e penso que o irmão Portella pensa da mesma forma (digo por causa do humor empregado no que escreveu). Mas creio que seja necessário uma maturidade espiritual excepcional para pregar Cantares de forma literal em um culto público, não pode ser feito um sermão superficial, ou leviano, coisa "rara" em nossos dias (estou sendo irônico), deve ser algo grave, reverente. Por causa da nossa cultura que sempre trata com leviandade o tema.
Já num encontro para casais cabe bem no propósito, pois as pessoas já esperam ouvir sobre isso. (Também é necessário maturidade da parte do expositor).
Não seria importante desde cedo os jovens terem uma noção bíblica do sexo?
Certamente, tanto que Paulo trata isso em sua 1ª epístola aos Coríntios e também com Timóteo, melhor ensinar o que a Bíblia diz a respeito, que esperar que o "mundo" ensine.
Um exemplo que posso dar: Atualmente estou congregando na Assembléia de Deus (sem comentários por favor

), nesse trimeste as lições da faixa etária de adolescentes tratava o namoro cristão, estas foram boicotadas por convenções estaduais da denominação por considerá-la liberal (leia-se progressiva), pois tratava sobre namoro cristão e ritmos musicais. Ou seja, acham que as "crianças" não devem ouvir falar de namoro por não terem idade suficiente para isto.