Fórum Monergismo.com
Outubro 31, 2014, 04:01:47 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Aos sábados, ouça o Rev. Hernandes Dias Lopes:

http://www.ipb.org.br/verdadevida/

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Deus forma a luz e as trevas, faz a paz e cria o MAL? Deus cria o MAL?  (Lida 3533 vezes)
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« : Fevereiro 04, 2009, 12:17:01 »

Is 45.7  Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Deus cria o mal?
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #1 : Fevereiro 04, 2009, 01:42:58 »

O assunto é amplo e importantíssimo.

No entanto, a resposta simples é sim: Deus é a causa primária de tudo que ocorre na história, pois todos os acontecimentos foram decretados por ele.

Não me refiro, neste momento, às causas secundárias; estas jazem momentaneamente em "segundo plano".

Inexiste texto mais claro e evidente que o já citado. Entretanto, outras passagens podem ser somadas a esta:

"Sucederá algum mal na cidade, sem que Jeová o tenha feito?" (Am 3.6b).

"Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não manda? Porventura não sai da boca do Altíssimo tanto o mal como o bem?" (Lm 3.37,38).

Devemos receber este ensinamento bíblico com o mesmo sentimento de Jó, pois este, no ápice do sofrimento, instigado pelo disparate de sua mulher, exclamou:

"E Jó pegou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza. Então sua mulher lhe disse: Você ainda retém sua sinceridade? Amaldiçoe a Deus, e morra. No entanto, ele lhe disse: Você fala como uma doida; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto Jó não pecou com seus lábios" (Jó 2.8-10).

« Última modificação: Janeiro 05, 2011, 02:11:56 por Portella » Registrado
scordamaglio
Visitante
« Responder #2 : Fevereiro 04, 2009, 09:11:36 »

Concordo com o Ewok!

No caso do texto de Isaías, ele não se refere ao mal moral, mas sim à uma calamidade.

Mas por inferência lógica, chegamos à conclusão que Deus criou o mal e o usa para seus propósitos.

Sem problemas ou embaraços!
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #3 : Fevereiro 04, 2009, 09:22:31 »

Raniere,

Você poderia fazer o favor de complementar sua indagação? Qualifique o termo "mal".
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« Responder #4 : Fevereiro 04, 2009, 09:31:38 »

"Blasfêmiaaaaaa!!!!!!!"  Sorriso forçado

Realmente se ficarmos na superfície desse assunto podemos incorrer em blasfêmia, é o que penso, temos que compreender o que Deus quer dizer por criar o mal.

Será que criar o mal significa executar ações más? (mal moral) Para Deus isso é impossível, porém Ele decretou todas as coisas inclusive as ações más de anjos caídos e de homens pecadores, sendo estes os autores, executores desse mal, portanto totalmente responsáveis por ele.

Um texto angustiante para muitos é Ezequiel 14:9 "E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o SENHOR, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destrui-lo-ei do meio do meu povo Israel.", aqui Deus se coloca como Aquele que enganou o falso profeta e ainda o pune por isso.

Leio essa passagem a luz de 1Rs  22:20-23, Deus não foi o autor da mentira, mas por ser soberano toma para si o controle da situação para mostrar seu poder, é como se Deus dissesse 'isso só aconteceu por que Eu quis".

Posso estar errado nessa conclusão e que Deus me perdoe se eu estiver, mas o problema não estar em pensar que Deus seja o criador do mal, mas sim em considera-lo injusto quando algum mal nos acontece, é o que vemos na passagem citada pelo The Ewok no livro de Jó e também na vida de José quando vendido por seus irmãos, durante todo o tempo Deus estava com José.
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #5 : Fevereiro 04, 2009, 09:58:31 »

O MAL que está em Isaias 45.7  Piscar
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #6 : Fevereiro 04, 2009, 10:20:29 »

Raniere, obrigado.

Então já respondi.
Visitante
« Responder #7 : Fevereiro 27, 2009, 02:52:26 »

Sim. E parabéns ao Portella pela resposta. Não agrada a maioria das pessoas mas quem disse que é para agradar?
Visitante
« Responder #8 : Fevereiro 27, 2009, 06:28:47 »

E o "mal" do coração do homem, que eu acho que cria a maior dificuldade.
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #9 : Fevereiro 27, 2009, 09:46:27 »

Portela, alguem já disse que vc se parece com Paulo Brasil? rss (não tô pegando no seu pé!)
Visitante
« Responder #10 : Janeiro 05, 2011, 01:20:46 »

Olá, garotada!

Desculpem a ressurreição do tópico.  Lábios selados

Há uma estorinha que conta de um garoto e seu professor. O vídeo entende o mau como a ausência de Deus. Como que, Deus, que não pode pecar, apenas retira sua presença, o que geraria o mau.

Lendo sobre o assunto, lembrei também de Saul e Davi. No episódo em que o Senhor envia um espírito mau para atormentar a Saul.

"Porém o espírito mau da parte do Senhor se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa, e tendo na mão a sua lança; e tocava Davi com a mão, a harpa".

Acredito que tudo se dobra à vontade de Deus e que ele manipula (não no sentido pejorativo) o que bem a sua vontade desejar. Simplesmente porque Ele É quem Ele É.

Digamos que eu vejo como que Deus tem os "cães" em suas correntes, estes só fazem o que o que lhes é permitido, até onde suas cadeias, a vontade de Deus, os permite.

Free Hugs!  Sorriso forçado
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #11 : Janeiro 05, 2011, 03:03:02 »

Eduardo,

Sua observação

Digamos que eu vejo como que Deus tem os "cães" em suas correntes, estes só fazem o que o que lhes é permitido, até onde suas cadeias, a vontade de Deus, os permite.

é um bom resumo da ópera. Como já dizia a expressão atribuída a Lutero: "Der Teufel ist Gottes Teufel" [O diabo é o diabo de Deus].

E recomendo como introdução ao tema A serpente do Paraíso, de Erwin W. Lutzer, quem tem por subtítulo sugestivo: "A incrível história de como a rebelião de Satanás serviu aos propósitos de Deus", lançado pela Editora Vida em 1998 com 256 páginas e prefácio de Robert Charles Sproul.

P.S. Passados mais de dez anos, não concordo com muitas premissas e conclusões do Lutzer, mas na minha trajetória, esse foi um livro usado por Deus para me fazer pensar mais detidamente sobre o tema. Depois de alguns anos, descobri que outros irmãos haviam chegado às mesmas conclusões que eu (mediante a leitura bíblica). Por fim, descobri Gordon Clark, em A soberania banida (Mcgregor Wright) e, depois, por meio do Felipe Sabino, os escritos de Vincent Cheung.
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #12 : Janeiro 05, 2011, 03:09:43 »

Por falar Clark, recebi a alguns dias os livros "Infalibilidade e Interpretação", já terminei de ler e recomendo, e "Deus e o mal" que ainda começarei a ler esta semana.

P.S. O Robert Charles Sproul é parente do R.C. Sproul? Pois os sobrenomes são iguais. [rsrs]
Portella
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #13 : Janeiro 05, 2011, 03:21:24 »

P.S. O Robert Charles Sproul é parente do R.C. Sproul? Pois os sobrenomes são iguais. [rsrs]

É o mesmo ômi. É que eu odeio esse costume americano de chamar as pessoas só pelo sobrenome R. C. Sproul: para mim, todos têm nome e sobrenome (e às vezes até um monte de nomes e sobrenomes intermediários). No entanto, o "Roberto Carlos" é o "Sproul" sim!
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #14 : Janeiro 05, 2011, 03:30:56 »

É o mesmo ômi. É que eu odeio esse costume americano de chamar as pessoas só pelo sobrenome R. C. Sproul: para mim, todos têm nome e sobrenome (e às vezes até um monte de nomes e sobrenomes intermediários). No entanto, o "Roberto Carlos" é o "Sproul" sim!

kkkkkkk, acho engraçado essa mania dos americanos de colocar apenas as iniciais do(s) primeiro(s) nome(s), inclusive o missionário Romildo Ribeiro Soares, copiou isso do "Tommy" Lee Osborn. Ele [o Romildo] contou que adotou a forma abreviada porque em uma reunião de pastores alguém chamou o seu nome [Romildo Ribeiro], mas estava se referindo a outro, então para que não houvesse uma confusão de homonimos e por causa de possiveis futuros escandalos envolvendo o outro ele adotou a alcunha de R.R. Soares. (Sabido o minino)

Páginas: [1] 2
  Imprimir  

Ir para: