Fórum Monergismo.com
Julho 31, 2014, 06:36:31 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Veja as novidades da Loja Monergismo:

http://livros.monergismo.com/

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: Dicotomia ou tricotomia?  (Lida 9082 vezes)
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« : Fevereiro 04, 2009, 04:40:13 »

Os reformados são, em sua maioria, dicotomistas por natureza.

Com quem está a verdade escriturística, com os dicotomistas ou com os tricotomistas?

Para apimentar, vamos colocar alguns versículos bíblicos que parecem defender a tricotomia.

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1Ts 5:23

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hb 4:12

Então? comentem.
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
scordamaglio
Visitante
« Responder #1 : Fevereiro 16, 2009, 02:27:16 »

Na exegese nós depreendemos que as Escrituras muitas vezes usam o artifício da repetição de idéias para reforçar algum ponto. Esse pensamento é tipicamente judaico, tanto que, para o judeu, o superlativo não existe. O que é feito é a repetição da idéia (com a mesma palavra ou não) para indicar uma ênfase.

Isso se aplica ao "textos tricotomistas".

Abraços!
Super Moderador
Membro Ninja Master

"O povo... viu uma grande luz" Is 9.2 e Mt 4.16

« Responder #2 : Agosto 25, 2009, 12:10:59 »

Na exegese nós depreendemos que as Escrituras muitas vezes usam o artifício da repetição de idéias para reforçar algum ponto. Esse pensamento é tipicamente judaico, tanto que, para o judeu, o superlativo não existe. O que é feito é a repetição da idéia (com a mesma palavra ou não) para indicar uma ênfase.

Isso se aplica ao "textos tricotomistas".

Abraços!

Então, quando a Bíblia cita "espirito" e "alma", ela quer dizer exatamente a mesma coisa?
“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
joabe
Membro
**

« Responder #3 : Setembro 04, 2009, 10:41:14 »

Então, quando a Bíblia cita "espirito" e "alma", ela quer dizer exatamente a mesma coisa?

Para dicotomistas sim, Alma e espirito é a parte imaterial do homem.
« Última modificação: Setembro 14, 2009, 08:07:58 por yosef » Registrado

"Por que a vós vos foi dado, em relação a Cristo,não somente o crer mas o padecer por Ele"
scordamaglio
Visitante
« Responder #4 : Setembro 28, 2009, 12:00:05 »

Exato!

Mas eu ampliei minha visão sobre isso e digo que a doutrina dicotomista é melhor explicada pelo termo "unidade psicossomática".

Abraços!
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #5 : Setembro 28, 2009, 12:37:46 »

André, fale um pouco mais sobre a "unidade psicossomática", é parecida com o conceito de "ser integral"; "homem integral"; "pessoa total" de Anthony Hoekema?

Link: http://www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/tricotomia_hoekema.htm

Visitante
« Responder #6 : Setembro 28, 2009, 02:12:51 »

Salve, salve, amigos e irmãos!

"Taí" um assunto que faz parte daqueles que adoro estudar e debater!

Pelo muito que já estudei sobre esse assunto, os argumentos em favor da dicotomia, além de serem bem mais numerosos, também são bem mais convincentes e fortes que os a favor da tricotomia.

Em minha opinião, uma das razões pelas quais a tricotomia é enfraquecida e inviabilizada é que esta posição antropológica possui somente dois textos de "apoio": 1Tesssalonicenses 5.23 e Hebreus 4.12, ao passo que a posição dicotomista possui (desculpem-me a força de expressão) toneladas de textos a seu favor.

Além disso, atentem para um detalhe extremamente relevante: os dois versículos que aparentemente ensinam a constituição tríplice do homem não podem ser usados para construir uma doutrina antropológica. E por que não? Porque 1Tessalonicenses 5.23 e Hebreus 4.12 não falam absolutamente nada sobre alguma parte imaterial que sai (ou entra) do corpo humano na ocasião da morte. Os contextos nos quais os termos "alma" e "espírito" são usados, nesses dois versículos, nada têm a nos ensinar sobre a constituição humana. Para mim, isso já deixa totalmente sem sentido o uso desses dois versículos para apoiar a tricotomia.
     Entretanto, há inúmeros textos bíblicos que falam de um elemento chamado "alma" ou "espírito" que sai (ou entra) do corpo no momento da morte; ou seja, esses textos bíblicos usam (intercambiavelmente) os termos "alma" e "espírito" num contexto que lida, claramente, com aquilo que acontece no momento da morte do homem.  Portanto, são esses os textos que devem ser empregados para conhecermos sobre antropologia bíblica, e não 1Tessalonicenses 5.23 e Hebreus 4.12.

Em resumo, para sabermos alguma coisa sobre a constituição humana, devemos recorrer aos textos que usam os termos "alma" e "espírito" em contextos que descrevem como se dá a morte (literal) de pessoas, e não nos textos de 1Tessalonicenses 5.23 e Hebreus 4.12.

Eu tenho outros argumentos para apresentar em favor da dicotomia, mas por ora deixo só esses dois, pois além da falta de tempo, não quero ser longo e cansativo aos amados leitores... rs

Um abraço a todos.
« Última modificação: Setembro 29, 2009, 12:51:22 por Paulo Sérgio de Araújo » Registrado
Paulo Sérgio de Araújo
Visitante
« Responder #7 : Setembro 28, 2009, 03:39:25 »

Muito bom esse texto de Anthony Hoekema, Raniere.

Biblicamente falando, o homem é uma unidade divisível. Na ocasião da criação, Deus criou o homem para que este fosse corpo e alma/espírito vivendo unidos, para sempre. Contudo, o pecado introduziu a morte na humanidade, e a morte, por sua vez, quebra essa unidade antropológica.

Abraços.
Visitante
« Responder #8 : Setembro 29, 2009, 01:55:25 »

André, fale um pouco mais sobre a "unidade psicossomática", é parecida com o conceito de "ser integral"; "homem integral"; "pessoa total" de Anthony Hoekema?

Link: http://www.monergismo.com/textos/antropologia_biblica/tricotomia_hoekema.htm

Exato. Esse livro [Criados à Imagem de Deus] do Hoekema é excelente. Prefiro esse conceito de unidade psicossomática do que o termo dicotomia.

Recomendadíssimo, apesar de estar esgotado na editora já faz um tempo.

Abraços
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #9 : Setembro 30, 2009, 08:21:39 »

Para quem não sabe, a invenção da "doutrina" do "crente carnal" é fruto do conceito da tricotomia.

Trecho explicativo:

Historicamente, o termo "carnal" tem sido usado para se referir a: 1) falsos cristãos, 2) aqueles que estão sob o domínio da natureza caída, 3) aqueles que têm apenas um interesse meramente externo no evangelho, e 4) cristãos que necessitam maturidade e têm problemas comportamentais. Apesar da variedade de aplicações dessa expressão, existe certa unanimidade na interpretação clássica de que a expressão não foi usada por Paulo em 1 Coríntios 3.1-4 para recomendar ou descrever um novo nível ontológico da existência cristã. Paulo usou esta expressão para repreender o comportamento carnal dos coríntios. Como Gordon D. Fee defende: "Paulo faz um ataque frontal e declara que os coríntios não são nem um pouco espirituais." Da mesma maneira, Gaffin afirma que "um crente ‘carnal’ ou ‘não espiritual’ é uma contradição de termos." Com efeito, o único sentido no qual há crentes "não espirituais" é aquele em que "eles mostram um comportamento altamente ‘não espiritual’, que deve ter um fim."

A interpretação histórica tradicional concorda que Paulo não estava introduzindo uma classe opcional e genuína de cristãos em 1 Coríntios 3.1-3. Portanto, isto "não nos incentiva a pensar que é possível aceitar-se Jesus como Salvador e, desta forma, ser promovido do nível ‘natural’ para o ‘carnal’, como em trânsito para o estágio ‘espiritual’, em cujo ponto se aceita Jesus como Senhor." A introdução de um novo nível ontológico de cristãos nesta passagem foi uma adição da exegese da teoria do "crente carnal."

Fonte: http://www.thirdmill.org/files/portuguese/72099~9_19_01_11-23-58_AM~valdeci.htm

Piscar
Visitante
« Responder #10 : Abril 25, 2010, 01:59:31 »

Minha dificuldade com esse conceito é aquela questão da morte e inconsciência.

Quando Dooyeweerd pronunciou o seu “nada!”, ele estava respondendo a uma questão a respeito de uma idéia do homem que ele próprio não subscrevia: a  de que o homem possuía duas “partes” separadas, um corpo mortal inferior e uma “alma racional” superior, indestrutível e imortal — o ensino dos filósofos gregos antigos. Assim, nós não seríamos justos com Dooyeweerd se aplicássemos suas palavras ao seu próprio entendimento do estado intermediário. Não obstante, devemos admitir que a afirmação é enigmática. Ela tem conduzido muitas a levantar questões a respeito da posição de Dooyeweerd a respeito do estado dos crentes entre a morte e a ressurreição

Se a identidade do homem é o corpo e alma, quando a alma se separa do corpo, a identidade do homem permanece? Cheung (que acredita que o homem é a alma) diz que quando um certo teológo foi questionado  sobre isso, deu de ombros e disse que era um mistério (nem preciso dizer o que Cheung acha dessa resposta ...).
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #11 : Abril 25, 2010, 02:57:06 »

Continuará com dificuldades! Língua

Por enquanto estou com a posição da "unidade psicossomática" que falamos nas postagens anteriores.
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« Responder #12 : Julho 16, 2012, 01:48:45 »

"Tópico vem para fora!!!"

Ontem foi estuda nas classes de jovens e adultos da EBD Bleiana, o tema da morte para o cristão. Em dado momento o comentarista iguala os termos alma e espirito, tratando-os como equivalentes (um dicotomista na bléia além de mim?). Isso causou alguns problemas, um blogueiro assembleiano escreveu algo sobre isso aqui -> [ http://daladier.blogspot.com.br/2012/07/sobre-o-assunto-da-ebd-de-ontem.html ], nesta postagem ele comenta que "...o espírito é o elo de ligação com Deus, a alma é a sede das emoções e da vontade humana. Após a morte eles se juntam, é uma dedução lógica."

Sei que a maioria aqui é dicotomista, mas mesmo assim pergunto, vai que há um rebelde entre nós, onde na Escritura...

• ... é afirmado que o espírito é o elo de ligação com Deus?
  • ... é afirmado que a alma é a sede das emoções e vontade humana?
  • ... é afirmado que ele [alma e espirito] se juntam após a morte?

E se isso não é afirmado nas Escrituras, de onde tiraram isso?
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Jean Felix
Moderador
Membro Ninja

Pecador salvo pela graça.

« Responder #13 : Julho 17, 2012, 04:01:54 »

"Tópico vem para fora!!!"

Ontem foi estuda nas classes de jovens e adultos da EBD Bleiana, o tema da morte para o cristão. Em dado momento o comentarista iguala os termos alma e espirito, tratando-os como equivalentes (um dicotomista na bléia além de mim?). Isso causou alguns problemas, um blogueiro assembleiano escreveu algo sobre isso aqui -> [ http://daladier.blogspot.com.br/2012/07/sobre-o-assunto-da-ebd-de-ontem.html ], nesta postagem ele comenta que "...o espírito é o elo de ligação com Deus, a alma é a sede das emoções e da vontade humana. Após a morte eles se juntam, é uma dedução lógica."

Sei que a maioria aqui é dicotomista, mas mesmo assim pergunto, vai que há um rebelde entre nós, onde na Escritura...

• ... é afirmado que o espírito é o elo de ligação com Deus?
  • ... é afirmado que a alma é a sede das emoções e vontade humana?
  • ... é afirmado que ele [alma e espirito] se juntam após a morte?

E se isso não é afirmado nas Escrituras, de onde tiraram isso?

De onde tiraram, não sei, só sei que aprendi assim, mas nunca soube muito bem como conciliar isso.
Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para a que há de vir. Martinho Lutero
santanaao
Assim é a Palavra de Deus
Visitante Ativo
*

"Nem só de pão viverá o homem" Lucas 4.4

« Responder #14 : Fevereiro 19, 2013, 01:58:00 »

Acho que Alma e Espírito e uma coisa só. a bíblia não fala que no grande dia nosso corpo vai ser ressucitado, e seremos transformados, então por que tem divisão entre corpo e alma, e mais, entre corpo, alma e espírito? Hein??? Hein??? Hein???

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intençöes do coração. (Hebreus 4:12)
Páginas: [1] 2
  Imprimir  

Ir para: