Fórum Monergismo.com
Novembro 26, 2014, 12:58:13 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Ouça a Rádio IPB:

http://www.ipb.org.br/

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: texto majoritário ou eclético  (Lida 4535 vezes)
Renascido
Visitante
« : Janeiro 25, 2008, 12:31:57 »

Gostária de saber se alguém sabe de alguma nova descoberta de manuscrito do nt mais antigo que o codice vaticanus e sinaiticus .Os cristãos deveriam adotar o texto ecletico ou majoritario?
« Última modificação: Janeiro 27, 2008, 08:55:35 por Renascido » Registrado
Armando
Visitante
« Responder #1 : Fevereiro 28, 2008, 02:33:45 »

Realmente , eu só defendo o uso do texto majoritario. primeiro, os textos sinaiticos e bem rasurado, e  foi encontrado num lixo de um convento aos pes do sinai, segundo, eu prefiro confir que o texto majoritario ao txto original, pois como confiar nos textos ecletico que tiram algo ali e mudam algo ali para faciliatr a leitura, eu quero ssaber o que deus falou mesmo na palavra. muitos argumenat que traducoes fazem perder o sentido original, ai te'ai tudo bem, agora colocar em duvida passagem da biblia. ora entao a segunda parte de marcos 16 seria questionavel.
o que me trouxe a despertar para usar o texto majoritario foi  1 pedro 1: 22 a primeira parte, em minha biblia ACF diz"Purificando as vossas almas  pelo Espirito na obediencia á verdade, para o amor fratenal nao fingido;...o texto receptus coloca assim (GNT-TR+)  ???3588 T-APF  Hein?????5590 N-APF  Hein????4771 P-2GP  Hein???Hein??????48 V-RAP-NPM  ??1722 PREP  ??3588 T-DSF  Hein??????5218 N-DSF  ???3588 T-GSF  Hein???Hein?????225 N-GSF  ???1223 PREP  Hein???Hein??????4151 N-GSN  ???1519 PREP  Hein???Hein???Hein?????5360 N-ASF  Hein???Hein???Hein?????505 A-ASF  ??1537 PREP  Hein???Hein????2513 A-GSF  Hein???Hein????2588 N-GSF  Hein???Hein?????240 C-APM  Hein???Hein??????25 V-AAM-2P  Hein???Hein????1619 ADV 
 a colocacao G4151Hein???Hein????
pneuma
pnyoo'-mah
é Espirito!!! mas na ARA eles colocam "tendo urificado a vossa alma pela vossa obediencia a verdade ... e embaixo na nota eles disem que "... em diversos manuscristos aparece mediante o espirito. ora como  o texto ecletico pode tirar o Espirito! se ele aparece em varios manuscritos mais antigos até que os textos ecleticos?
Visitante
« Responder #2 : Fevereiro 28, 2008, 02:36:20 »

vixe os textos gregos nao aparecem aqui....
uma dica é baixar a excelentebiblia e sword gratuitamente em www.sword.net, e abaixar as biblias que tem lá,ai da para pegar todas as variantes gregas e hebraicas( recomendo abaixar a biblia em portugues ACF no monergismo, que o Fel;ipe disponibilizou
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« Responder #3 : Fevereiro 28, 2008, 08:03:24 »

Quanta dúvida  Sorriso forçado
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Renascido
Visitante
« Responder #4 : Fevereiro 28, 2008, 10:50:40 »

Caro Armando mesmo gostando de estudar a critica textual, ainda assim sou mais favoravel aos textos majoritários, pois são uma maioria esmagadora de manuscritos, mesmo os textos ecleticos tem como pano de fundo o texto majoritario, a proposito tentei baixar o sword mas meu computador é windows vista, e por imcompatibilidade não consegui.
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #5 : Fevereiro 10, 2009, 06:16:38 »

Sou favorável ao Texto Majoritário. O Eclético é mesmo um tipo de "Frankenstein" de papel. Pedacinhos são arrancados do coitado ou adicionados a ele...
« Última modificação: Fevereiro 11, 2009, 08:37:39 por The Ewok » Registrado
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: