Cristo desceu ao inferno?

(1/12) > >>

Neto:
Estava lendo um texto interessante do John Piper, que falava sobre um tema que justamente EU estava em dúvida:

Dizem que Jesus desceu ao inferno, ficou 3 dias lá, pregou, tomou as chaves das mãos do diabo e, depois, ressuscitou.

Dois textos parecem afirmar que Jesus desceu ao inferno:
Efésios 4:9 - "Ora, isto - ele subiu - que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra?"
e
1 Pedro 3.18-20 - "Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; sendo, na verdade, morto na carne, mas vivificado no espírito; no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água,"

Tenho certeza de que os irmãos já ouviram esse ensino, de que "Jesus ficou 3 dias no inferno". O R. R. Soares (e outros pregadores por aí) tem a audácia de afirmar que Ele [Jesus] teve que ficar 3 dias no inferno, ainda pagando os nossos pecados!!!! A Cruz não foi suficiente?? ? ??

O que os irmãos acham? Pela Palavra, podemos dizer que Jesus foi mesmo ao Hades e retornou?

Obs: Depois posto o texto do Piper!  ;)

Paulo Sérgio de Araújo:
Salve, amado irmão Neto! Beleza?



     Meu querido, dê uma olhada em outro texto que mostra que a alma de nosso Senhor foi, sim, ao Sheol/Hades, e lá ficou durante os três dias em que Seu corpo ficou no sepulcro. Em sua pregação à multidão no dia de Pentecostes, o apóstolo Pedro (citando o Salmo 16) disse acerca da ressurreição de Jesus:

Pois não deixarás a minha alma no hades, nem permitirás que o teu santo veja a corrupção...  Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no hades, nem a sua carne viu a corrupção. (At 2.27, 31)

     Assim, a alma de Cristo foi ao "inferno" (= Sheol/Hades), ficando no compartimento reservado aos justos, conhecido por "seio de Abraão" (Lc 16.22, 23)/"paraíso" (Lc 23.43). Ou seja, Jesus não ficou no compartimento dos perdidos, sofrendo por nossos pecados. O sofrimento dEle deu-se somente na cruz.

     Agora, o que Jesus fez durante aqueles três dias em que esteve no Sheol/Hades -- ainda mais quando sabemos que Ele "pregou aos espíritos em prisão" (1Pe 3.18-20) -- é uma questão bem difícil, Neto.  A dificuldade desse trecho reside, sobretudo, em sabermos a identidade desses "espiritos em prisão".  Porém, há uma segunda dificuldade: saber
o teor dessa pregação que Jesus fez.       
     As duas interpretações que mais se encaixam ao trecho de 1Pedro 3.18-20, e que parecem ter mais sentido, são as que defendem que esses "espíritos em prisão" eram anjos caídos OU espíritos de pessoas ímpias que haviam morrido nos dias de Noé.   
     Via de regra, aqueles que dizem que esses "espíritos em prisão" eram anjos caídos associam esses anjos aos "filhos de Deus" de Gênesis 6.1-4, que teriam praticado relações sexuais com mulheres (Jd 6, 7), e que por isso teriam sido encarcerados no tártaro (2 Pe 2.4).   
     Particularmente, tenho a tendência (não a certeza, haja vista a dificuldade do texto) de acreditar que esses "espíritos em prisão" eram espíritos de pessoas ímpias.   Entretanto, também acho bastante possível que tais seres sejam anjos caídos.   Em síntese, tenho 51% de certeza de que esses "espíritos em prisão" são espíritos de homens, e 49% de certeza de que são anjos caídos... rs Estou, digamos, quase em cima do muro... rs

Bunyan:
A Paz do Senhor!

Olha só não podemos esquecer do versículo anterior, Ef 4:8 - "Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens."

Creio que Jesus não só desceu ao inferno como levou o "Seio de Abraão" à sua presença, trazendo separação total entre este e o Sheol. Só não acredito muito no equívoco de alguns cristãos que falam que "houve festa" no Inferno quando Jesus morreu na cruz.

Raniere Menezes:
Recomendações de literatura reformada sobre o assunto para pesquisa:

“Descendit ad Inferna”: Uma Análise da Expressão “Desceu ao Hades” no Cristianismo Histórico, Heber Carlos de Campos: http://www.thirdmill.org/files/portuguese/13874~9_19_01_10-42-34_AM~heber1.htm

Cristo Desceu ao Inferno? John Piper: http://www.monergismo.com/textos/inferno/Cristo-desceu-inferno_piper.pdf

Tenho a revista Os Puritanos especial sobre esse tema do tópico, se alguém desejar me peça por e-mail, o arquivo tem 3megas, envio na hora. ;)

CARLOS ANTUNES:
BOM DIA COMPANHEIROS DE LUTAS.

NÃO CONCORDO COM O PARECER DE ALGUNS IRMÃOS SOBRE O ASSUNTO. QUE É MUITO DIFÍCIL E VAGO NAS ESCRITURAS.

BASTA RESSALTAR, POR EXEMPLO, QUE O SENHOR JESUS DISSE NA CRUZ:
1) HOJE MESMO ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO (PARA O LADRÃO);
2) EM TUAS MÃOS ENTREGO MEU ESPIRÍTO (PARA O PAI).

ESTAS DUAS FRASES NÃO DÃO BRECHA PARA QUE O SENHOR JESUS ESTIVESSE NO INFERNO POR 03 DIAS.


CREIO QUE A PRÓPRIA MENSAGEM PODEROSA DA CRUZ, MINISTROU AOS ESPIRITOS EM PRISÃO. A MENSAGEM DA CRUZ JUNTAMENTE COM A RESSURREIÇÃO, SÃO FATOS POUCO ENTENDIDOS NO MEIO EVANGÉLICO.

É BOM LER OS LIVROS DE JONH STOTH SOBRE ESSE ASSUNTO. (A CRUZ DE CRISTO )

ESPERO TER AJUDADO OU COLOCADO MAIS LENHA NA FOGUEIRA.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte