Fórum Monergismo.com
Abril 20, 2014, 07:49:59 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Aos sábados, ouça o Rev. Hernandes Dias Lopes:

http://www.ipb.org.br/verdadevida/

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1] 2
  Imprimir  
Autor Tópico: O Cristão PODE praticar artes marciais?  (Lida 8326 vezes)
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« : Outubro 27, 2009, 10:06:10 »

O Raniere deu a idéia, e nós vamos colocar em pauta.

O cristão PODE praticar artes marciais? Seja de que procedência for.

Karatê, Judô, Kung Fu, Aikidô, Tae Kwon Dô, Capoeira. É lícito ao cristão praticar?
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #1 : Outubro 27, 2009, 10:26:07 »

Creio que seja lícito praticar desde que não se pratique qualquer filosofia oriental mística que pende para panteísmo ou algo do genero. E tambem não façam como a Renascer que incentiva competições dentro da igreja.

Os desenvolvedores de artes marciais são grandes conhecedores da anatomia humana, dos movimentos mais eficazes que envolvem defesa pessoal. Quem não gostaria de proteger sua própria vida em situações extremas?
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #2 : Outubro 27, 2009, 10:32:11 »

Eu também sou a favor, quando praticava Wing Chun, sempre depois dos exercícios de aquecimento havia um momento dedicado a meditação, para estabilizar a respiração, se ainda praticasse hoje, usaria este momento em oração.

Não vejo incompatibilidade entre a fé e os exercícios marciais. Principalmente quando me refiro ao Wing Chun, estilo pelo qual nutro um grande carinho, principalmente pela plastica, que para quem conhece artes marciais é insuperável, não tem a beleza "exibicionista" de estilos como "Louva-Deus", "Hung Gar" ou Shaolim, mas a efetividade dos golpes o trasnforma é um estilo de peculiar beleza.

E como o Raniere bem escreveu, "Quem não gostaria de proteger sua própria vida em situações extremas?".
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #3 : Outubro 27, 2009, 10:38:29 »

Quem conseguir dominar bem a defesa pessoal, jamais terá a necessidade de matar alguém.
(Imi Lichtenfeld, criador do Krav Maga)
Super Moderador
Membro Ninja Master

"O povo... viu uma grande luz" Is 9.2 e Mt 4.16

« Responder #4 : Outubro 27, 2009, 11:09:29 »

Sabe Raniere e Ednaldo, uma coisa meu pastor disse uma vez e eu realmente concordei:

"Um Cristão não precisa de artes marciais, já que quem o protege é Deus".
E, realmente, se devemos dar a outra face, será que realmente precisamos aprender a reagir, ou a nos defender fisicamente?
Obs: São questões para se refletir!

Obs2: Algumas artes, como a capoeira, como tem músicas e MUITOS ELEMENTOS ocultitas do candomblé e outras religiões afro-brasileiras, creio que devemos evitar.
Assim como em outras que ensinam sobre o "Ki", "Espiritos da floresta", "meditação transcendental", e essas coisas... Estilo Naruto...  Língua
“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #5 : Outubro 27, 2009, 11:48:02 »

Neto, o questionamento do seu pastor é clássico, mas não procede, pois Deus executa ordinariamente sua açoes da Providencia atraves de meios e de agentes.

Dar a outra face é lícito quando se é mártir, sofrer injustiças por Cristo é honroso biblicamente, mas não defender sua própria vida nem de sua família por negligência é covardia. O cristianismo não ensina ser covarde.

Gostaria de deixar registrado neste tópico as seguintes considerações:

1.   A Bíblia estabelece princípios de autodefesa.  Ex 22.2,3.
2.   As artes marciais não devem ser usadas injustamente.
3.   O homem tem o direito de defender sua própria vida e de sua família, basicamente, o que pode ser ampliado para defender terceiros.
4.   A lesão corporal não precisa ser mortal, quando não necessário.
5.   Não há armas inaceitáveis para a autodefesa, podendo ser as mãos ou uma faca ou pedra ou bastão de baseball ou arma de fogo.
6.   Os pacifistas radicais (os que não defendem nem própria vida) não são bíblicos.
7.   Ser um mártir por Cristo é algo totalmente diferente de não querer defender a própria vida ou a vida de terceiros em situações de violência social.

A melhor defesa nem sempre é o ataque!:

"É necessária uma postura firme, viver a vida com a cabeça erguida, e quando existir perigo, este deve ser enfrentado com a melhor solução possível". (Kobi Lichtenstein)

"[Imi Lichtenfeld] Repetia sempre que, se fosse possível sair correndo e evitar o confronto que pudesse comprometer a própria vida e a dos outros, esta seria a opção preferível". (Kobi)

Seis artigos sobre AUTODEFESA E CRISTIANISMO:

http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/biblia_autodefesa_walker.htm
http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/lei_biblica_autodefesa_einwechter.htm
http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/autodefesa_crocker.htm
http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/questao64_matar_tomas_aquino.htm

Leia o artigo "Os Cristãos e a Autodefesa contra os Criminosos", por John Cobin, 2 partes:

http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/cristaos_autodefesa_cobin_parte1.pdf

http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/cristaos_autodefesa_cobin_parte2.pdf

Neto, este é especial: http://www.monergismo.com/textos/etica_crista/autodefesa_crocker.htm

« Última modificação: Outubro 27, 2009, 11:53:14 por Raniere Menezes » Registrado
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #6 : Outubro 27, 2009, 12:04:30 »

Neto apenas uma coisa me impediria de voltar a praticar artes marciais, se isto viesse a escandalizar um irmão mais fraco. Não vejo problema algum, mesmo nas artes marciais orientais.

No momento só não volto a praticar por falta de tempo.

Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

« Responder #7 : Outubro 27, 2009, 12:45:47 »

Creio que preciso rever meus conceitos...  Lerei os textos postados pelo irmão.  Piscar

Mas ainda sou contra a prática de artes marciais "místicas" ou que estão envoltos outras religiões, como hinduísmo, budismo, candomblé, ocultismo e outras coisas...
“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Saulo
Super Moderador
Super Membro

« Responder #8 : Outubro 27, 2009, 01:10:35 »

Eu não praticaria certas artes, como o Aikidô, apesar de achar impressionante a técnica e a plástica. É uma arte totalmente baseada no panteísmo, pelo menos na sua filosofia. A não ser, é claro, que houvesse quem ensinasse os movimentos sem qualquer menção ao lado "espiritual".

No mais, concordo com o Raniere. A Bíblia permite que nos defendamos, inclusive com armas. Eu não hesitaria em defender a minha vida e a de minha família. Claro, como o mestre Imi disse, em certos casos, é preferível fugir. Mas, quando não der... Uma coisa que aprendi no KM foi: "Aprender para nunca usar". Não queria que houvesse uma oportunidade para usar o KM.

Quanto à providência divina, a lógica do pastor seria essa, então: "Não precisamos trabalhar para obter comida, pois é Deus quem nos sustenta".

Falando em lutas, alguém aí já viu Sambo? Ou kyusho? Meu, essa última aqui é loucura...
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #9 : Outubro 27, 2009, 01:18:22 »

Não sonheço o sambo, e fui apresentado agora ao Kyusho, realmente é uma loucura!!!
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

« Responder #10 : Outubro 27, 2009, 01:45:30 »

O sambo, pelo o que eu saiba*, é um estilo de luta livre, de agarrão, mas com algumas diferenças e técnicas especiais.

Obs: Ednaldo, como é boa a época do google e do youtube, não?
Vi alguns videos, e acho que esse sensei só perderia pro Benny Hinn...  Sorriso forçado

*sequelas do meu antigo vício de jogos de pancadaria...  Indeciso
Personagem Blue Mary, do Fatal Fury, luta "sambo"!
Martinho Lutero!
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

« Responder #11 : Outubro 27, 2009, 05:59:19 »

Um pouco de "sambo"...
http://www.youtube.com/watch?v=fBjin8zNUWc
Martinho Lutero!
Portella
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #12 : Novembro 04, 2009, 12:27:46 »

Irmãos,

Alguém já testemunhou o uso do kyusho? À primeira zoiada, pareceu-me um pouco fantasioso... Se estiver errado, corrijam-me.

No entanto, adorei as técnicas modernas de sambo. Nunca me esqueço de que o fundador do judô, Jigoro Kano, procurou lutadores de sambo, no extremo norte do Japão, para ver se suas técnicas eram eficazes na prática... Não sei se estou chovendo no molhado, mas o judô de verdade não é esse esporte adocicado (vendido internacionalmente).

Quanto ao aiquidô, morei no mesmo prédio que o Ono-sensei (discípulo do Kawai-sensei de SP). Quem conhece aiquidô sabe quem ele é. Se não fosse pela filosofia que permeia essa arte, eu a praticaria, mas não dá para separar as coisas...
« Última modificação: Novembro 05, 2009, 07:36:04 por Portella » Registrado
Luan P.
Visitante
« Responder #13 : Abril 30, 2010, 09:18:27 »

Ninguém falou de jiu-jitsu brasileiro Hein???
E competir, pode?
« Última modificação: Abril 30, 2010, 09:20:06 por Luan » Registrado
Alex.Yeshua
Visitante
« Responder #14 : Maio 04, 2010, 08:07:35 »

Luan diz:
Ninguém falou de jiu-jitsu brasileiro

Cara Jiu-jitsu é massa eu pratiquei somente 6 meses e achei muito bom só não volto por não ter tempo, eu quando era mais novo pratiquei boxe-tailândes .
.
  Imprimir  

Ir para: