monergismo.com
Setembro 09, 2010, 11:15:42 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Aos sábados, ouça o Rev. Hernandes Dias Lopes:

http://www.ipb.org.br/verdadevida/

Home   Ajuda Pesquisa Calendário Login Registrar  
Páginas: 1 2 [3]
  Imprimir  
Autor Tópico: Neoaliancismo (TNA)  (Lida 2441 vezes)
Neto
Moderador
Membro Ninja Master

"Este é o caminho, andai nele" Isaías 30:21

Ver Perfil Email
« Responder #30 : Janeiro 28, 2010, 12:52:50 »

Ao amado e saudoso Portela:

Depois continuo. Perdoe-me pela interação entrecortada...

Um abração.

Lí sua argumentação, e tenho um ponto de vista um pouco divergente.
Se bem que, depois da sua resposta, comecei a ver a Lei com outros olhos...

Ainda hoje espero o término dos seus argumentos, para eu poder responder tudo de uma vez, irmão.
Isso se o irmão tiver mais coisas pra falar.

Um abraço.  Piscar

“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Neto
Moderador
Membro Ninja Master

"Este é o caminho, andai nele" Isaías 30:21

Ver Perfil Email
« Responder #31 : Fevereiro 22, 2010, 12:48:24 »

Amado Portella,

Eu lí, relí, pensei e repensei a sua resposta a mim ( http://monergismo.com/forum/index.php?topic=499.msg5766#msg5766 ) e, não tive como escapar... tive que ceder aos seus argumentos bíblicos...

Realmente, quando Jesus se referia sobre a Lei, Ele não se referia apenas aos Dez mandamentos, mas à Lei mosaica como um todo.

Eu creio que eu estava "entrando" em um erro grosso e, sem perceber, estava me enveredando pelas distorções e enganos "à la" Adventista!  Língua

Agradeço pela paciencia, pelo ensino, e pela firmeza!  Piscar

Mas, assim como eu disse à você, ainda tenho alguns levantamentos a fazer, se me permite:

1-O "amarás ao teu próximo como a tí mesmo" faz parte dos 10 mandamentos, não? Não seria um "resumo" dos 10? Paulo fala isso em Rm 13.9, não é?

2-Eu ainda acho que a Bíblia, claramente dá um "destaque" maior aos 10 mandamentos. Não é verdade? Ou sua entrega à Moisés, seu armazenamento na Arca, e sua constante referencia são apenas simbolicos de TODA a lei?

3-Os apóstolos e o Próprio Jesus davam uma "enfase" maior aos 10 do que aos demais, estou certo? Como se eles tivessem um "peso" maior? Paulo principalmente!

“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Portella
Moderador
Sr. Membro

rogerioportella@gmail.com
Ver Perfil WWW
« Responder #32 : Fevereiro 22, 2010, 01:09:49 »

Neto,

Somos irmãos. E mesmo com perspectivas diferentes acerca da lei e do seu propósito, julgamos interpretar as passagens bíblicas apresentadas de forma a darem a maior glória possível a Deus, o sumo legislador.

Passemos aos seus levantamentos:

1. Os dez mandamentos estão registrados em Êxodo 20 e Deuteronômio 5. E apenas lá. Paulo demonstrou que as duas tábuas da lei podiam ser resumidas em dois mandamentos: o amor a Jeová e ao próximo. No entanto, resumir não significa, incluir, editar ou substituir...

2. Como no primeiro levantamento, resumo é apenas resumo, destaque é apenas destaque...

3. Se Paulo usa às vezes uma versão resumida e condensada da lei, não vejo razão para ele não mencionar com mais frequência os dez mandamentos. Mesmo porque os neoalincistas creem (e essa é a minha opinião) que dos dez dez mandamentos das tábuas nove foram reintegrados à lei do Messias (e a ela estamos sujeitos).  

Um abraço,

« Última modificação: Fevereiro 22, 2010, 04:22:07 por Portella »

"A oração não muda o plano ou o coração de Deus; muda o nosso coração, cancela o nosso plano e implementa o de Deus. Ela não é uma folha que pedimos para Deus assinar embaixo e então escrevemos o que queremos; a oração é a folha que assinamos e dizemos a Deus: Agora, Deus, escreve o que queres!"
Páginas: 1 2 [3]
  Imprimir  

Ir para: