Amado Portella,
Eu lí, relí, pensei e repensei a sua resposta a mim (
http://monergismo.com/forum/index.php?topic=499.msg5766#msg5766 ) e, não tive como escapar... tive que ceder aos seus argumentos bíblicos...
Realmente, quando Jesus se referia sobre a Lei, Ele não se referia apenas aos Dez mandamentos, mas à Lei mosaica como um todo.
Eu creio que eu estava "entrando" em um erro grosso e, sem perceber, estava me enveredando pelas distorções e enganos "à la" Adventista!

Agradeço pela paciencia, pelo ensino, e pela firmeza!

Mas, assim como eu disse à você, ainda tenho alguns levantamentos a fazer, se me permite:
1-O "amarás ao teu próximo como a tí mesmo" faz parte dos 10 mandamentos, não? Não seria um "resumo" dos 10? Paulo fala isso em Rm 13.9, não é?
2-Eu ainda acho que a Bíblia, claramente dá um "destaque" maior aos 10 mandamentos. Não é verdade? Ou sua entrega à Moisés, seu armazenamento na Arca, e sua constante referencia são apenas simbolicos de TODA a lei?
3-Os apóstolos e o Próprio Jesus davam uma "enfase" maior aos 10 do que aos demais, estou certo? Como se eles tivessem um "peso" maior? Paulo principalmente!