Fórum Monergismo.com
Abril 21, 2014, 06:45:20 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Versão eletrônica do jornal Brasil Presbiteriano:

http://www.ipb.org.br/versao_pdf/

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1] 2 3
  Imprimir  
Autor Tópico: A MELHOR BÍBLIA DE ESTUDO  (Lida 34606 vezes)
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« : Janeiro 18, 2010, 07:13:29 »

A melhor Bíblia de estudo reformado que existe:

Onde comprar: http://www.erdos.com.br/detalhe_pro2.php?id=2690

Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #1 : Janeiro 18, 2010, 07:22:34 »

Bíblia de Estudo de Genebra (Resenha do Livro) por Franklin Ferreira

A Reforma Protestante foi um retorno à Bíblia. Martinho Lutero a traduziu para o alemão, e João Calvino apoiou a preparação de uma tradução francesa.

Na Inglaterra isto não foi diferente. William Tyndale traduziu a Bíblia para o inglês, contra a vontade dos bispos e do rei Henrique VIII e, por isto, foi queimado na fogueira.

Com o aumento das perseguições na Inglaterra, no reinado de Maria Tudor, entre 1553 e 1558, os protestantes ingleses mais eruditos acabaram fugindo para Genebra, na Suíça. Ali, sob a coordenação de William Whittingham (c. 1524-1579), eles se lançaram à tarefa de preparar uma nova tradução da Bíblia para o inglês.

Ela passou a ser chamada de Bíblia de Genebra, tendo sido publicada em 1560. Ela foi a primeira Bíblia em inglês a utilizar as divisões em versículos, por serem "mais proveitosos para a memória" e para a localização e comparação das passagens. Ela possuía notas nas margens, baseadas na teologia reformada.

A Bíblia de Genebra dominou o cenário inglês durante cem anos, até ser substituída pela versão do Rei James, em 1611. A nova Bíblia de Estudo de Genebra, chamada assim por encontrar-se na tradição da Bíblia de Genebra, contém uma reafirmação moderna da teologia reformada, em seus comentários e notas de rodapé.

O principal recurso da Bíblia de Estudo de Genebra é sua busca por fidelidade ao texto bíblico (é usada a edição Almeida Revista e Atualizada da SBB, com variantes textuais) e coerência doutrinária, que são características da tradição reformada.

Também são encontrados:

† cerca de 19 mil notas de estudo preparadas por 50 eruditos presbiterianos, batistas e anglicanos (entre eles, Bruce Waltke, Edmund Clowney, J. I. Packer, James Boice, Roger Nicole, Leon Morris, R. Laird Harris, Moisés Silva, R. C. Sproul, Simon Kistemaker, Sinclair Ferguson, Wayne Grudem), com explicações do sentido do texto bíblico;

† índice para anotações, com fácil localização;

† sistema de referências cruzadas -- bloco colocado entre o texto bíblico e as notas de rodapé com informações para aprofundamento do estudo bíblico;

† introduções às grandes divisões da Bíblia;

† introduções aos livros da Bíblia -- informações úteis sobre a autoria, data e ocasião, dificuldades interpretativas, características e temas, tudo para se compreender o livro em seu contexto e seu sentido original;

† mapas ilustrativos -- próximos aos textos que se referem às áreas descritas, facilitando o entendimento das passagens bíblicas e ajudando no preparo de lições e mensagens;

† 47 gráficos explicativos - famílias, cronologias, eventos, dados comparados, ilustrações, tabelas, etc., excelentes para reprodução em transparências ou cartazes;

† 96 notas teológicas sobre temas bíblicos e doutrinários, profundas, mas em linguagem simples e clara;.

† concordância bíblica com 3.838 verbetes, a mais abrangente concordância para Bíblias de estudo existentes em português;

† 17 mapas coloridos das principais regiões de interesse para o estudo da Palavra de Deus.

Para J. I. Packer, "quatro séculos atrás as notas da Bíblia de Genebra fizeram a erudição dos mestres da Escritura servir à causa de Deus, da verdade e da piedade, com toda a profundidade alcançada pela teologia da Reforma. A Bíblia de Estudo de Genebra faz o mesmo hoje. Creio que a sua extraordinária combinação de fidelidade com devoção coloca a Bíblia de Estudo de Genebra numa categoria à parte".

Franklin Ferreira doutor em teologia, professor de Teologia Sistemática e História da Igreja no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil e na Escola de Pastores, ambos no Rio de Janeiro.
Super Moderador
Membro Ninja Master

"O povo... viu uma grande luz" Is 9.2 e Mt 4.16

« Responder #2 : Janeiro 18, 2010, 08:55:21 »

E meu aniversário é só dia 15/12... Indeciso

Por enquanto, me delicio com a Biblia Apologética, da ICP!!!  Sorriso forçado
“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Oscar Neto
Super Membro

Ninja Aprendiz II

« Responder #3 : Janeiro 19, 2010, 09:35:20 »

Caros Irmãos,

Eu tive a sorte de quando era recém convertido na minha antiga igreja Arminiana (que antes era Tradicional) de ganhar uma Bíblia de Estudos de Genebra.

Na época eu não tinha noção do quanto esta bíblia é boa. Depois que mudei de igreja e comecei a usá-la efetivamente, aí sim tive condições de avaliar o que tinha em mãos.

Tudo estaria muito bem para mim, se não fosse um artigo que li na internet "detonando" esta Bíblia. Os argumentos usados para isso eram que ela não é igual a Genebra original e a tradução usada pela SBB era a Revista e Atualizada (RA), que se baseia em TC e não em TR. Os irmãos mais experientes já devem ter ouvido falar disso. Segue o artigo para análise:

http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/BibFranksnstnGenebra-Pedro.htm

Eu gostaria da opinião dos irmãos sobre o assunto. Seguem algumas considerações minhas:

- O pastor da minha igreja só usa Genebra. Ele afirma que isso é "pananóia" e não devemos nos sentir preocupados com este tipo de questão. Basta não escolher uma tradução muito "moderninha" e usar a RA, RCF ou ACF que está tudo bem. Mas ele já foi um pouco "hostilizado" ao defender esta visão em um congresso de Pastores Tradicionais. Lá só se usava ACF.

- Eu tentei achar outra Bíblia de Estudo no mesmo nível da Genebra ou Superior (em conteúdo adicional, claro). EU NÃO ACHEI NENHUMA !!!

- Com a Genebra na mão já fui confundido várias vezes com Pastor (Aconteceu mesmo. Mas isso não é argumento para a questão e estou apenas brincando Piscar)

- Eu comprei uma ACF sem comentários. Fiz algumas comparações e as diferenças existem, claro. Mas nada que fará eu "me desviar da verdade" como insinuam alguns.

- Que existem traduções ridículas eu sei. Ignorando estas e vendo apenas as mais tradicionais, até que ponto o uso de uma bíblia que não seja ACF pode ser "prejudicial" no estudo da Palavra ?

Fico no aguardo das opiniões dos irmãos.
« Última modificação: Janeiro 19, 2010, 09:37:22 por Oscar Neto » Registrado

"Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o SENHOR, o Deus dos Exércitos, é o seu nome." Am 4, 13 ACF
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« Responder #4 : Janeiro 19, 2010, 11:03:59 »

Sorriso forçado Sorriso forçado Sorriso forçado Sorriso forçado
Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #5 : Janeiro 19, 2010, 11:51:34 »

Respondendo ao irmão Oscar, já que ele andou peregrinando por sites fundamentalistas.

O que acho interessante no SolaScriptura-tt é que eles se consideram bastiões da ortodoxia, mas continuam dispensacionalistas.  Indeciso

Realmente existem diversas diferenças entre as traduções ACF e ARA, isso se dá devido aos textos gregos utilizados por ambas as Sociedades Publicadoras, tenho propensão ao TR, mas realmente não podemos deixar de lado o TC, ja que ao analisarmos os textos gregos, em sua grafia da época existem realmente em alguns lugares a possibilidade das duas traduções, já que pode-se confundir letras, e com isso os copistas introduzirem palavras erradas. Por isso acho importante o trabalho de crítica textual.

No caso da ARA e ACF, gosto da ACF, mas não deixo a ARA de lado, creio que quando os amigos da SS-TT dizem que as mudanças podem "desviar alguém da verdade", significa que algumas pessoas que não tem estrutura para compreender o porque das diferenças podem perder a fé, pois ao ler umaversão vêem uma coisa, quando vão na outra vêem outra coisa, e então podem pensar que a Bíblia não é algo verdadeiro.

Mas quando compreendemos a verdade, isso realmente não abala a nossa fé.
Oscar Neto
Super Membro

Ninja Aprendiz II

« Responder #6 : Janeiro 19, 2010, 02:34:57 »

Caro Ednaldo,

Já li em algum lugar que os comentários da Scofield tem algumas divergências em relação as outras bíblias para estudo, e nem sempre para melhor.

Além disso eles defendem o dispensacionalismo, tema que eu sinceramente já li algo a respeito mas não lembro direito o que é. Porém sei que muitos Tradicionais combatem. Por conta disso fiquei com um "pé atrás" em comprá-la.

Gostaria de saber também suas opiniões sobre a Genebra.

Se tiverem outros pontos de vista ou sugestões, fiquem à vontade Piscar
« Última modificação: Janeiro 19, 2010, 02:36:44 por Oscar Neto » Registrado

"Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o SENHOR, o Deus dos Exércitos, é o seu nome." Am 4, 13 ACF
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #7 : Janeiro 19, 2010, 02:39:59 »

A Bíblia de Scofield foi uma brincadeira com o Raniere!!! Não a considero sequer boa, o único valor dela seria para rebater os falsos ensinos dispensacionalistas.
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #8 : Janeiro 19, 2010, 02:49:51 »

A Genebra é boa por conter notas de estudo reformadas, mas mesmo assim suas notas não substituem um estudo mais aprofundado sobre os assuntos tratados, através de livros.

Oscar Neto
Super Membro

Ninja Aprendiz II

« Responder #9 : Janeiro 20, 2010, 02:28:33 »

Qual seria a opinião dos outros foristas Hein???
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master

« Responder #10 : Janeiro 20, 2010, 02:44:47 »

Se alguém disser SCOFIELD vai ser banido! Língua
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #11 : Janeiro 20, 2010, 03:05:26 »

Se alguém disser SCOFIELD vai ser banido! Língua

Lábios selados
« Última modificação: Janeiro 20, 2010, 03:09:24 por Ednaldo » Registrado

Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #12 : Janeiro 20, 2010, 03:09:01 »

Mas sem brincadeiras, para os reformados, não existe ainda no mercado uma Bíblia de Estudo que substitua a Genebra, muito embora a Genebra atual, tome emprestado o nome da original, mas as notas esboçam a doutrina reformada em suas várias nuances, afinal são mais de 50 eruditos a escreverem essas notas, não podemos pedir que concordem em tudo 100%.

Luan P.
Visitante
« Responder #13 : Janeiro 20, 2010, 03:20:37 »

Que tal a Bíblia do AA  e poliglotas de outro mundo, a Bíblia de Estudo Pentecostal?
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #14 : Janeiro 20, 2010, 03:28:14 »

Que tal a Bíblia do AA  e poliglotas de outro mundo, a Bíblia de Estudo Pentecostal?
AA?
Páginas: [1] 2 3
  Imprimir  

Ir para: