Fórum Monergismo.com
Setembro 19, 2014, 08:46:46 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Veja as novidades da Loja Monergismo:

http://livros.monergismo.com/

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Quem veio para matar, roubar e destruir?  (Lida 12059 vezes)
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

"Apenas barro nas mãos do oleiro"

« : Janeiro 29, 2010, 08:46:09 »

Caros irmãos e amigos, convivi anos com a interpretação de que quem veio para "matar, roubar e destruir" era o diabo, porém Jesus não está falando do diabo em João 10, e não me parece que seja este o assunto tratado por Jesus.

Então, quem veio para matar, roubar e destruir? E por que a interpretação referente ao diabo se popularizou tanto?
« Última modificação: Janeiro 29, 2010, 08:52:10 por Ednaldo » Registrado

Deus é Amor, Cristo a Verdade, logo Amor e Verdade andam juntos
Non enim possumus aliquid adversus veritatem sed pro veritate
Oscar Neto
Super Membro

Ninja Aprendiz II

« Responder #1 : Janeiro 29, 2010, 10:20:16 »

Caro Ednaldo,

Nunca tinha me atentado para sua afirmação. E relendo considerando o contexto, realmente não está explícito que se trata do Diabo.

Mas em João 8, é mostrado que os Filhos do Diabo satisfazem os desejos do pai deles:

João 8

44  Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

Considerando este fato, em João 10 Jesus fala dos que não são pastores de ovelhas:

01  Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
02  Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

E Jesus se compara com os que vieram antes dele, se passando por Pastor.

07  Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
08  Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
09  Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10  O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
11  Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Portanto o versículo trata de Falsos Mestres. Seria isso ??

Fique na paz.
"Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o SENHOR, o Deus dos Exércitos, é o seu nome." Am 4, 13 ACF
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

"O povo... viu uma grande luz" Is 9.2 e Mt 4.16

« Responder #2 : Janeiro 29, 2010, 11:33:33 »

Ed,

te confesso que até há uns 5 minutos atrás eu também pensava que era o Diabo!!  Língua

Fui conferir o texto de João 10, e bastou uma leve lida, bem leve mesmo, e fiquei pasmo ao perceber que Jesus não fala do Diabo, mas dos falsos messias, falsos profetas, falsos pastores, enfim, falsos mestres!!!!

Se não me engano, é isso mesmo, não é?

É incrível!!!!
É o tipo de coisa que nós ficamos pensando: "EITA!!! Eu sou um tapado! Como não percebi isso antes? ? ? ?"
Tô vendo que, se Deus quiser e eu viver uns 80 anos, não descobrirei todos os segredos da Bíblia!

Deus te abençoe por nos trazer essa Palavra!!!  Chocado
“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #3 : Janeiro 29, 2010, 11:44:40 »

Neto(s), vocês estão no caminho certo.
Oscar Neto
Super Membro

Ninja Aprendiz II

« Responder #4 : Janeiro 29, 2010, 02:00:22 »

Caros Irmãos,

Apenas uma observação. Se os Servos do Diabo fazem os desejos do próprio Diabo, então Roubar, Matar e Destruir continuam sendo características do Inimigo !!!

O que muda é realmente o alvo do versículo, que deixa de ser específico (Diabo) para amplo (Falsos Mestres em geral).

Esta "descoberta" é mais uma prova que TUDO devemos verificar nas Escrituras !!! E um alerta para nós, na hora de aceitar como verdade o que é de "conhecimento geral" sem o devido cuidado !!!

Fiquem na paz.

"Porque eis aqui o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual seja o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o SENHOR, o Deus dos Exércitos, é o seu nome." Am 4, 13 ACF
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master

« Responder #5 : Janeiro 31, 2010, 10:33:03 »

Será então, Ed, que nesse trecho, o Senhor Jesus não está falando de "falsos mestres" genericamente falando, que tantos existem pelo mundo, mas de enviados de Satanás para destruir diretamente a Igreja?
« Última modificação: Janeiro 31, 2010, 10:34:44 por Neto » Registrado

“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
Luan P.
Visitante
« Responder #6 : Fevereiro 01, 2010, 12:17:41 »

Satanás seria o lobo?
Super Moderador
Membro Ninja Master

« Responder #7 : Fevereiro 01, 2010, 12:33:53 »

Satanás seria o lobo?

Eu creio que sim!

Estou esperando o Ed pra confirmar!  Sorriso forçado
Martinho Lutero!
Ednaldo
Eclesia carismanda!!!
Administrador
Membro Ninja Master

« Responder #8 : Fevereiro 10, 2010, 01:16:54 »

Satanás seria o lobo?

Não apenas satanás, como pessoa, mas tudo aquilo que nos afasta de Deus. Um mal ensino doutrinário pode ser, metaforicamente, um lobo, ou facilitar a ação dO lobo.

É o que vemos hoje em muitas seitas neopentecostais que pregam confissão positiva, eles ensinam tanto que o crente não fica doente, que quando algum fica, se dispersa.

Outro lobo pode ser também a falta de disciplina na igreja, é o que podemos ver por exemplo em 1 Co 5, se aquela condição continuasse o fim seria trágico.

A questão é que tanto os que vem para matar, roubar e destruir, quantos os lobos, procedem dos ardis de Satanás em afastar os homens da comunhão com Deus.
Vinícius
Super Membro

"

« Responder #9 : Julho 06, 2011, 01:13:16 »

Me senti uma topera agora, por nunca ter me atentado a isso.
"Como explicar o livre-arbítrio? A água é livre para descer uma cachoeira. Uma rocha quando solta do pico Everest é livre para descer! Mas a água não é livre para subir a cachoeira e nem a pedra para subir o everest. Assim é o homem natural livre para fazer o mal mas incapaz de seguir a Deus.
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: