Fórum Monergismo.com
Julho 23, 2014, 10:56:53 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Versão eletrônica do jornal Brasil Presbiteriano:

http://www.ipb.org.br/versao_pdf/
 
   Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: O que é TEOLOGIA LIBERAL?  (Lida 9171 vezes)
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master
******
Offline Offline

Mensagens: 4626



« : Março 03, 2010, 06:43:49 »

O que caracterizaria um teólogo liberal? O verbete sobre o “protestantismo liberal” do Novo Dicionário de Teologia, editado por Alan Richardson e John Bowden, nos traz uma boa noção do termo. Vejamos três destaques de elementos do liberalismo teológico:

1- É receptivo à ciência, às artes e estudos humanos contemporâneos. Procura a verdade onde quer que se encontre. Para o liberalismo não existe a descontinuidade entre a verdade humana e a verdade do cristianismo, a disjunção entre a razão e a revelação. A verdade deve ser encontrada na experiência guiada mais pela razão do que pela tradição e autoridade e mostra mais abertura ao ecumenismo;

2- Tem-se mostrado simpatia para com o uso dos cânones da historiografia para interpretar os textos sagrados. A Bíblia é considerada documento humano, cuja validade principal está em registrar a experiência de pessoas abertas para a presença de Deus. Sua tarefa contínua é interpretar a Bíblia, à luz de uma cosmovisão contemporânea e da melhor pesquisa histórica, e, ao mesmo tempo, interpretar a sociedade, à luz da narrativa evangélica;

3 - Os liberais ressaltam as implicações éticas do cristianismo. O cristianismo não é um dogma a ser crido, mas um modo de viver e conviver, um caminho de vida. Mostraram-se inclinados a ter uma visão otimista da mudança e acreditar que o mal é mais uma ignorância. Por ter vários atributos até divergentes, o liberal causa alergia para uns e para outros é motivo de certa satisfação, por ser considerado portador de uma mente aberta para o diálogo com posições contrárias.

Breve resumo: http://www.cacp.org.br/estudos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=936&menu=7&submenu=4


NUM DICIONÁRIO INFORMAL SERIA: Procura a verdade onde quer que se encontre e nunca a encontra; é um rato num labirinto atrás de comida onde não há comida.

Registrado
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master
******
Offline Offline

Mensagens: 4626



« Responder #1 : Março 03, 2010, 06:57:04 »

Um pouco mais:

Abraham Kuyper (1920) , um doa maiores pregadores da Holanda, foi liberal em sua época de estudante, porém foi pastorear uma igrejinha e a congregação começou a orar pela conversão desse pastor, foi convencido da ressurreição de Cristo por uma adolescente da igreja e disse que sua maior vergonha foi ter aplaudido de pé quando um professor na faculdade rompeu com a ressurreição. Kuyper foi também um campeão na Holanda em defesa da fé.

O próprio Barth foi liberal, porém com os horrores da 1a gde guerra pulou fora , creu na Ressurreição de Cristo e escreveu o comentário Carta aos Romanos (Ed. Novo Século) jogando uma bomba nos liberais.

Fonte: Juan de Paula -- http://juandepaula.blogspot.com/2006/01/desabafo-1-liberalismo-teolgico-sua.html


1 Coríntios 15:14  E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;
1 Coríntios 15:15  e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam.
1 Coríntios 15:16  Porque, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou.
1 Coríntios 15:17  E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.
1 Coríntios 15:20  Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.
Registrado
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master
******
Offline Offline

Mensagens: 4626



« Responder #2 : Abril 18, 2010, 12:19:05 »

Acho que o maior pecado teológico, hoje, é ser ortodoxo! Os liberais ficam indignados!

Veja as pérolas que recebo por e-mail:

O cabra assina: Nunca Esqueça O Quanto Jesus Ama você. -- NEOQJAV


Atualmente a palavra heresia pode ser definida simplesmente como: Toda ou qualquer crença que se diferencie da sua. ( NeoqJav )

Nós não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos.
( Mateus 6:22,23 )

A ignorância é o maior escudo que se pode ter, é forte o suficiente para te proteger de qualquer crítica, e grande o bastante para tapar sua visão e não perceber o rumo do seu próprio caminho. ( NeoqJav )

A diferença entre o crente que pratica fornicação, o católico que pratica idolatria, e os espíritas que praticam atos condenados pela bíblia, é que pelo menos esses dois últimos pensam estar fazendo o que é certo.

Nós temos um julgamento contaminado pelo preconceito.
( Augusto Cury / João 7:24 )

Pessoas sinceras não ofendem ao debater, pessoas arrogantes não debatem sem ofender. ( NeoqJav )

Uma pessoa é tanto mais madura não quanto mais julga os outros, mas quanto mais julga a si mesma. Não quanto mais critica os comportamentos dos que a rodeiam, mas quanto mais se coloca no lugar delas.
( Augusto Cury )

Deve se questionar acima do que pensa saber muito, e abaixo do que pensa a vida não fazer sentido. ( NeoqJav )

***

Ou seja, não disse nada de valor!
A frouxidão apologética não honra a verdade!
Uma igreja anti-dogmática é um grão de açucar na chuva.
A Palavra convoca à varonilidade e não a ser uma pastora Barbie!
O Evangelho não é mensagens agradáveis de Power Point!

“O objetivo de um teólogo não é deleitar ouvidos, com arguir loquazmente, mas firmar as consciências, em ensinando o verdadeiro, o certo, o proveitoso.” João Calvino.
Registrado
Saulo
Super Moderador
Super Membro
******
Offline Offline

Mensagens: 318



WWW
« Responder #3 : Abril 20, 2010, 05:29:59 »

Antídoto: http://monergismo.com/?p=1921
Registrado
silaell dantas
Visitante
« Responder #4 : Abril 20, 2010, 05:50:35 »

Por Renato Vargens


Infelizmente existem inúmeros seminários teológicos neste país, que tem ensinado aos seus alunos conceitos absolutamente anticristãos. Tais seminários contrapondo-se a ortodoxia cristã admitiram em seu rol de professores, pessoas que negam a inerrância da Bíblia além de afirmarem que ela está repleta de mitos e lendas. Para estes, Adão e Eva não existiram. Na verdade, os liberais ensinam que ambos não passam de um símbolo para ensinar a humanidade que foi criada através da evolução. Se não bastasse isso, tais teólogos crêem que Jesus não fez milagres literais. Para eles, Jesus nunca teria andado sobre a água, nem tampouco multiplicado pães e alimentado uma grande multidão.

Quando ensinam a respeito do Espírito Santo o fazem de forma equivocada afirmando que o Espírito do Senhor não é um ser pessoal, mas sim a força e o agir de Deus. Além disso, paganizaram a Trindade Santa atribuindo-lhes gênero e sexualidade, afirmando através de seus ensinos que o Espírito Santo é a parte feminina de Deus.

Ao ensinarem sobre a ressurreição de Cristo, afirmam que tal fato não ocorreu, até porque, para estes, a mensagem central da Bíblia é a ressurreição de Jesus em nossos corações.

Caro leitor, infelizmente o número de pastores que relativizaram as Sagradas Escrituras em detrimento de uma teologia espúria se multiplica a olhos vistos. Sem sombra de dúvidas os conceitos liberais têm adoecido e sufocado o Corpo de Cristo, injetando no coração dos cristãos, valores que se contrapõem aos ensinos bíblicos.

Isto posto, creio que mais do que nunca necessitamos fazer da Palavra de Deus nossa fonte de fé. O reformador João Calvino costumava dizer que o verdadeiro conhecimento de Deus está na bíblia, e de que ela é o escudo que nos protege do erro.

Em tempos difíceis como o nosso precisamos regressar à Palavra de Deus, fazendo dela nossa única regra de fé, prática e comportamento, até porque, somente assim conseguiremos corrigir as distorções provocadas pelo liberalismo teologico que tantos males tem feio a igreja de Cristo.

Pense nisso!
Registrado
Neto
Super Moderador
Membro Ninja Master
******
Offline Offline

Mensagens: 3027


"O povo... viu uma grande luz" Is 9.2 e Mt 4.16


« Responder #5 : Abril 30, 2010, 09:07:22 »

Pessoas sinceras não ofendem ao debater, pessoas arrogantes não debatem sem ofender. ( NeoqJav )

Hun... Então Jesus não era sincero? Jesus era arrogante então?

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós." Mateus 23:15

Teologia liberal não é uma questão de opinião, é distorção diabólica!

"Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;" 2 Pedro 3.16 e 17

Vai de retro!  Língua
Registrado

“A vida má não causa grande dano a não ser a si mesma, mas o ensinamento errado é o maior mal neste mundo, porque leva multidões de almas ao inferno. Não estou preocupado se és bom ou mau, mas eu atacarei teu ensinamento venenoso e mentiroso que contradiz a palavra de Deus.”
Martinho Lutero!
NeoqJav
Visitante
« Responder #6 : Abril 30, 2010, 07:09:29 »

A Paz galera... A peróla do email aparece...


O amor a Deus é a sua religião ou o amor a sua religião é o seu Deus?

Quem não suporta a pressão espiritual da bíblia se aliviva inventando uma religião... ( Mateus 12:30 )

O Amor e a ignorância estão em todas as religiões, porque convém que o trigo cresça com o joio.

Paulo disse em coríntios: "O amor não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade", e o mesmo paulo também disse na mesma carta "Quem cuida saber alguma coisa ainda não sabe como convém saber".

                                                         As duas únicas religiões

Todos temos imperfeições, sendo que cada um tem uma tendência pecaminosa diferente (1João 1:8,9). Mas todos nós temos qualidades e habilidades peculiares ( Tiago 1:17 ).
De tal modo que todas as nossas iniquidades juntas, é capaz de deixar o mais compreensível dos seres inteligentes envergonhado
( Gênesis 6:6 ). Mas todas as nossas dádivas juntas deixaria o mais rebelde dos seres inteligentes, invejoso.
( Apocalipse 12:10 / Jó 1:8-11 ).
Nós não só sentimos a pressão do bem e do mal, como temos capacidade de compreender o certo e o errado. ( Hebreus 5:14 )
Mas para lidar com os defeitos dos outros, precisamos respeitar... ( 1 Pedro 3:15 ) e para observar uma qualidade de outro, é preciso humildade. ( Filipenses 2:3 )
Tendo essas características, em um todo seremos completos... porque o amor é o vínculo da perfeição ( Colossenses 3:14 ).
Mas somos medíocres ao ofendermos as imperfeições alheias, e ignorarmos as dádivas de nossos semelhantes.
Não há várias religiões no mundo, há vários dogmas.Porque sempre existiram apenas duas religiões: O amor ( João 13:35 ) e a ignorância
( Efésios 4:18,19 )
Pessoas que amam:
Não são pessoas que pensam iguais, mas que se respeitam.
Não são pessoas que discutem, mas que compreendem.
Não são pessoas que ofendem, mas que acolhem.
Não são pessoas que julgam, mas que perdoam.
Não são pessoas que se "alegram com a injustiça, mas que alegram-se com a verdade."
(1 Coríntios 13:6)
Não são pessoas que falam, mas que fazem ( 1 João 3:18 )
"Não são pessoas que se comportam indecentemente, nem que procuram os seus próprios interesses, nem que ficam encolerizados e nem que levam em conta o dano, mas que suportam todas as coisas, acreditam todas as coisas, esperam todas as coisas, e perseveram em todas as coisas."
( 1 Coríntios 13:5,7)
Pessoas que se enquadram nesse perfil, podem até terem perspectivas e crenças contrárias,
mas independente de seus dogmas, tem a humildade de serem coerentemente flexíveis...
( Provérbios 14:15 / Provérbios 9:8,9 / Provérbios 14:16 / João 8:32-34 / João 7:24 )
O que as tornam adeptas da única religião verdadeira, porque o "amor cobre uma multidão de pecados" ( 1 Pedro 4:Legal
Toda humanidade junta tem um potencial enorme, mas enquanto não for unida no amor de Cristo, cometerá atrocidades, e nunca amadurecerá.
( João 15:9-19 / Mateus 24:12,13 / Mateus 12:30 / 2 Pedro 1:5-9 )
NeoqJav
« Última modificação: Junho 12, 2010, 10:15:55 por NeoqJav » Registrado
NeoqJav
Visitante
« Responder #7 : Abril 30, 2010, 08:02:04 »

Roniere ...

Você aprende mais com quem está crescendo do que com quem já cresceu...
Registrado
Raniere Menezes
Membro Emérito
Membro Ninja Master
******
Offline Offline

Mensagens: 4626



« Responder #8 : Maio 01, 2010, 12:16:33 »

A letra "o" é bem longe da "a" no teclado, mas tudo bem. Piscar


Vc é sempre lacônico e proverbial? Explique melhor seu aforismo! Piscar
Registrado
Páginas: [1]
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.13 | SMF © 2006-2009, Simple Machines LLC XHTML 1.0 Válido! CSS Válido!