Doutrina/Teologia

5 de janeiro de 2012
 

Traducianismo

Mais artigos de »
Escrito por: Gordon H. Clark
Tags:
traducianismo-gclark

As várias doutrinas teológicas são tão entrelaçadas que às vezes é difícil saber em que ordem discuti-las. Como um professor certa vez disse de uma obra sobre filosofia (e sem dúvida de todas as obras sobre filosofia, assim como de teologia), uma pessoa não pode entender o primeiro capítulo até que ela tenha entendido o último. O teólogo do século dezenove, W. G. T. Shedd, preparou para os assuntos que acabamos de discutir em nossas seções anteriores um longo trecho sobre a origem das almas individuais. Ele o pôs em seu capítulo sobre “Criação”. A. A. Hodge poderia ter feito o mesmo, pois ele sustenta a criação imediata de cada alma humana no momento da concepção. Mas Shedd sustenta que as almas das crianças são tão derivadas dos seus pais como o são os seus corpos. O projeto do presente tratado é conectar a origem das almas com a representação federal e a imputação da culpa de Adão. A origem das almas foi mencionada nessa seção, sua discussão foi adiada.

Faça o Download (arquivo PDF)



Sobre o Autor

Gordon H. Clark
Gordon H. Clark
Gordon Haddon Clark (1902–1985) was a philosopher and Calvinist theologian and taught philosophy at the college level for most of his life. He was an expert in pre-Socratic and ancient philosophy and was noted for his rigor in defending Platonic realism against all forms of empiricism, in arguing that all truth is propositional, and in applying the laws of logic. The Trinity Foundation continues to publish his writings and other books as well.



 
 

 
marca_dagua_banners_a

O evangelho do Reino

Refutação do dispensacionalismo.
por Felipe Sabino
 

 
 
marca_dagua_banners_la

Ainda não é o fim!

Não poucos cristãos ficam alarmados diante das tragédias dos nossos dias. Quer estejamos falando de catástrofes naturais, como o tsunami, ou de decadência moral, como a legalização do “casamento” homossexual, tais ac...
por Felipe Sabino
 

 

 
marca_dagua_banners

O céu beijou a terra: a encarnação

O que é a encarnação? É o céu beijando a terra. Como disse o puritano Thomas Goodwin, quando o Filho tornou-se carne, “céu e terra se encontraram e se beijaram, a saber, Deus e o homem”.
por Mark Jones
 

 
 
marca_dagua_banners_a

Sobre o prazer de ler

Quem não me conhece acha que gosto de ler.
por Felipe Sabino
 

 
 
marca_dagua_banners_la

Leitura no céu?

25/09/2013 ─ Que vontade louca de ler todos os livros que estão na minha fila de espera! E comprar dezenas de outros, e devorá-los continuamente. Aqui estou, na página da Livraria Saraiva, com 23 livros no carrinho. Vou ca...
por Felipe Sabino