Casamento e Família

Como Amar sua Esposa como Cristo Amou a Igreja por Tim Challies

By 29 de Maio de 2018 No Comments

Como marido cristão, você não é levado a ficar imaginando ou especulando sobre o que significa desempenhar seu papel de uma maneira que agrade a Deus e abençoe sua esposa. Ao contrário, a Bíblia fornece orientação clara: você deve amar sua esposa como Cristo ama sua igreja. Nos versos finais de Efésios 5, Paulo descreve como, por amor, Cristo se sacrificou para fazer por você o que você não poderia fazer por si mesmo. Por amor Ele te santificou para os propósitos dEle, separou você para que pudesse viver a vida que Ele criou para você viver. Por amor, purificou você, para que Ele pudesse deixar de lado o pecado que lhe prejudica e, em vez disso, lhe dar a Sua justiça. Ele fez isso pela palavra do evangelho e, através dela, tem um propósito grande e final em mente. É assim que Cristo amou a igreja, então é assim que um marido deve amar sua esposa. Deixe-me provocar isso sob esses títulos.

Ame Sua Esposa com um Amor Sacrificial

Marido, ame sua esposa com um amor sacrificial. Acho que todo marido está disposto a fazer o sacrifício final por sua esposa. Não e? Se alguém estivesse mantendo você e sua esposa como reféns e dissesse: “Um de vocês precisa morrer”, tenho certeza de que você se colocaria na frente. “Leve-me, poupe-a.” Bom! Você vai morrer por ela, mas você vai viver por ela? Este não é um ato único em que você aparece em uma explosão de glória no jornal, mas um morrer diário para si mesmo por causa dela.

Você está disposto a fazer esses sacrifícios no dia a dia? Você vai se desapegar do seu tempo para que você possa investir nela? Você vai desapegar das suas preferências para poder ceder às dela? Você vai deixar alguns dos seus sonhos para que ela possa alcançar os dela? Você será totalmente feroz com o seu pecado para que possa ser bom e gentil com ela? Em última análise, você vai viver mais para ela do que para o seu próprio bem? Este não é um fardo pesado, mas uma tremenda honra.

Ame Sua Esposa com um Amor Santificador

Marido, ame sua esposa com um amor santificador. Jesus morreu para que pudesse separar sua noiva para o serviço a Deus. Você precisa entender que sua esposa não existe primeiro para o seu prazer, sua alegria ou seu conforto. Ela existe primeiro para Deus. Sim, ela foi designada para você, mas só assim você pode ajudá-la a ser cada vez mais separada para Deus.

Sua esposa existe para trazer glória a Deus fazendo o bem aos outros. Isso significa que sua tarefa como um marido amoroso é ser comprometido e criativo para ajudá-la a fazer isso. É sua tarefa ajudá-la a liberar seus dons, seus talentos, suas paixões, seus interesses em fazer o bem aos outros e trazer glória a Deus. Amá-la com um amor santificador, um amor que garante que ela está sendo separada para fazer o que Deus a chama para fazer e ser quem Deus a chama para ser.

Ame Sua Esposa com um Amor Purificador

Marido, ame sua esposa com um amor purificador. Se uma esposa deve submeter-se significa que um marido deve liderar, e uma parte fundamental dessa liderança é guiá-la, orientá-la e ajudá-la no caminho da santidade. Isso coloca uma chamada em você para crescer em santidade primeiro. Como você pode levá-la aonde nunca esteve ou aonde se recusa a ir? Você precisa identificar seu próprio pecado e implacavelmente colocá-lo à morte. Cabe a você liderar o caminho da santidade, liderar o caminho no amor, no caráter, na adoração, no arrependimento, na maturidade. E então você tem a honra de acompanhá-la enquanto cresce em santidade.

Agora vamos ser claros: Santidade não é sobre corrigir todas essas pequenas falhas e fraquezas que você acha irritantes nela. Não se trata de adaptá-la perfeitamente à sua vontade. É sobre ajudá-la a crescer em pureza diante de Deus. É sobre ajudá-la a matar o pecado para que ela possa viver para a justiça. É regozijar-se em quem Deus a está fazendo se tornar. É identificar a graça de Deus na vida dela. É encorajá-la em seu crescimento espiritual, louvando e agradecendo a Deus por cada pedacinho dela. É ajudá-la a ser tão pura e santa quanto possível. Você ama sua esposa com um amor purificador?

Ame Sua Esposa com um Amor Evangélico

Marido, ame sua esposa com um amor evangélico. Cristo lava sua igreja com a água da palavra, que é o evangelho, e da mesma maneira, você deve lavar sua esposa com a água da palavra que é o evangelho. Isso significa que você deve ser encharcado no evangelho. Seu amor deve ser moldado pelo evangelho. Sua voz é para falar o evangelho. Sua vida é para mostrar o evangelho. Você precisa falar a verdade a sua esposa, conduzi-la à Palavra de Deus, lembrá-la daquelas verdades preciosas do evangelho, orar com ela, adorar com ela.

Você está lavando sua esposa com a água do evangelho? Se você não fizer mais nada no casamento, leia a Bíblia e ore com sua esposa. Faça disso uma disciplina diária. Há poucas coisas que Deus usa de maneiras mais ricas do que marido e mulher juntos na Palavra e juntos de joelhos.

Ame sua Esposa com um Amor Decidido

Marido, ame sua esposa com um amor decidido. As cerimônias de casamento são ocasiões de grande alegria, mas, mesmo assim, há sempre apenas um indício de tristeza, porque precisamos reconhecer desde o início que haverá um fim. É por isso que fazemos votos que dizem algo como: “Até que a morte nos separe”. Você pode ter 60 ou até 70 anos com aquela noiva, mas então um de vocês vai morrer e, nesse momento, o casamento acabará. Mas ela não vai acabar. Sua esposa não deixará de existir no momento em que morrer. Não, se ela está em Cristo, sua vida só estará começando. Ela tem um futuro glorioso e sem fim além do túmulo.

Você precisa manter isso em vista. Sua tarefa como marido, e sua grande alegria, é ajudar a prepará-la para o que a espera na eternidade. É ajudá-la a se tornar hoje o que ela será plenamente então. É receber vislumbres de quem e o que ela será na glória. Você, meu amigo, tem a alegria de ajudá-la nesse grande dia. Deus escolheu e designou você como aquele que a acompanhará, que a conduzirá, que a guiará, que a protegerá, que a conhecerá mais profundamente, que a amará melhor, a caminho dessa cidade celestial.

Então, Viva para Ela

Então, resolva viver para ela, sacrificar tudo o que você tem para o bem dela. Ame-a com um amor santificador que está comprometido em separá-la pelo grande propósito que Deus tem para ela. Ame-a com um amor purificador que a ajude a levar o pecado à morte e viver para a justiça. Ame-a com um amor que é moldado pelo evangelho e cujo conteúdo é o evangelho. Ame-a com um amor decidido que fixe em sua mente e coração o grande dia em que ela será tudo o que Deus a criou para ser. Você vai reconhecê-la naquele dia por todo seu esplendor, por toda a sua perfeição? Ela será perfeita então, sem mácula nem mesmo pelo menor pecado, sem mácula até mesmo pelo mais ínfimo traço de depravação. Ela será linda, radiante e gloriosa além da imaginação.

Cristo aguarda o dia em que ele apresentará a igreja a si mesmo em esplendor, sem mácula ou ruga ou qualquer outra coisa, para que ela seja santa e sem defeito. Esse é o seu grande objetivo e ele anseia por esse dia. Você não deveria então fixar em sua mente a imagem de apresentar sua esposa a Cristo? “Aqui está a esposa que você me confiou. Ela não é radiante? Ela não é linda? Eu a amei. Eu me sacrifiquei por ela. Eu lavei-a com a palavra do seu evangelho. Eu a vi crescer em retidão e santidade. E agora eu a apresento para você.” Que honra, que bênção que Deus o escolheu para acompanhá-la até aquele dia.

Traduzido por Felipe Barnabé

Fonte: How to Love Your Wife as Christ Loved the Church