Editora

James Sire, R.I.P.

By 23 de março de 2018 15 Comments

Foi há muitos anos, numa cidade distante,1 que pela primeira vez alguém me recomendou O universo ao lado. O título estranho, somado à teologia duvidosa de quem o elogiava, deixou-me no mínimo com dois pés atrás. Bastaram
algumas páginas para que eu me tornasse aquele que eventualmente causaria estranhamento em conhecidos e desconhecidos. Jamais sonharia naquele tempo que, em sua providência, Deus me agraciaria com uma Editora e com a oportunidade de publicar, digamos, este clássico da cosmovisão.

Não tenho grandes pretensões neste posfácio, salvo registrar a minha gratidão pela vida de James Sire. Tive o privilégio de trocar algumas mensagens com esse renomado apologista, tendo obtido inclusive um gracioso prefácio seu para a edição brasileira de Cosmovisões em conflito,2 de Ronald Nash, assim como um endosso para Gênesis no espaço-tempo3, de Francis Schaeffer.

Embora tenha sido um célebre e reconhecido autor, palestrante e apologista, Sire jamais se fez conhecido por envolver-se em brigas “intramurais”. Os seus livros têm como foco a edificação dos seus irmãos e a vindicação da fé cristã contra os verdadeiros inimigos do Evangelho. Mesmo aquele que poder-se-ia chamar seu livro “mais negativo”, Scripture Twisting, lida especificamente com as distorções que as Escrituras sofrem no ambiente das seitas, e não com interpretações divergentes desta ou daquela questão secundária (ou terciária) nos distintos espectros do cristianismo protestante.

Em uma de nossas conversas em 2012, disse ao dr. Sire que não me importava em publicar perspectivas tão distintas e por vezes divergentes como as de Clark, Plantinga, Van Til, Dooyeweerd e outros. Sua resposta muito me alegrou: Felipe, you’re a Christian publisher after my own heart!

Sire foi editor da IVP durante muitos anos, e as perguntas retóricas elencadas naquele dia revelam a sua postura quando à frente daquela organização: Como podemos servir à igreja se publicamos dentro de espectros restritos? Onde está a nossa confiança na inteligência dos nossos leitores? E onde está a nossa confiança no Espŕitio Santo para guardar nossos leitores de se afastar do cerne da fé cristã tradicional? Eu sou um presbiteriano na igreja e um mero cristão na mesa do editor.

Infelizmente, por diversos motivos alheios a este posfácio, esta edição brasileira de Universo ao lado tardou para ser publicada. Assim, não terei o prazer de enviar ao dr. Sire a informação do lançamento, a foto da bela capa deste livro que foi criada por Babi, a tradução do excelente prefácio escrito pelo rev. Heber Campos Jr., e muito menos o exemplar físico em capa dura.

Mas o que para mim é perda para ele, no entanto, é lucro: em 6 de fevereiro de 2018, aos oitenta e quatro anos de idade,6 James W. Sire entrou no seu descanso eterno, e finalmente viu a Cristo, seu Redentor, para quem sempre apontou por meio dos seus escritos.

“Entra no gozo do teu Senhor” (Mt 25.21).
“Bem-aventurados os mortos que, desde agora,
morrem no Senhor” (Ap 14.13).

 

R.I.P., my dear brother!
Soli Deo Gloria!

— Felipe Sabino de Araújo Neto
Brasília-DF, 20 de março de 2018