Vida Cristã

O Bom Pai do Espiritualmente Sem Pai por Marshall Segal

By 22 de agosto de 2018 No Comments

Muitas crianças começam a andar com o Senhor sem que seus pais lhe mostrem como fazer isso. Eles ouvem: “Ensina a criança no caminho em que deve andar” (Provérbios 22:6), e perguntam-se, mas e quanto a mim? Eles vêem Deus chamando pais para “criai-os [seus filhos] na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4), mas o pai deles nunca abriu uma Bíblia.

Eles se esforçam para crescer em fé, amadurecer na piedade e aprofundar sua alegria em Deus, mas sem um modelo e guia diário. Pode parecer o equivalente espiritual de Hatchet, o clássico romance americano para meninos. Brian, de treze anos, filho de pais divorciados, é o único sobrevivente em um acidente de avião no deserto canadense e ensina a si mesmo como fazer um abrigo, caçar, pescar, procurar alimentos e começar um incêndio – tudo com apenas um machado. Os jovens cristãos são frequentemente deixados a cuidar de si mesmos em suas próprias casas, tendo que ensinar a si mesmos como orar, ouvir de Deus em sua palavra e buscar a santidade – tudo com apenas uma Bíblia.

E um Pai no céu. Se seus pais não tiverem influências espirituais positivas em sua fé, você não está tão sozinho quanto você pode se sentir. Muitos conheceram e seguiram a Cristo sem pais piedosos, e cada um deles foi aparentado de maneira mais profunda e significativa.

Filho Sem Pai

Se você sentir que teve que sobreviver com uma esperança e uma machadinha, você pode se relacionar com Ezequias. Seu pai faz até os piores pais parecerem bons. Como rei de Israel, ele levou uma nação inteira a se desviar fazendo ídolos de metal e altares para adorar seus falsos deuses. Em vez de proteger e santificar o templo de Deus, Acaz o roubou e fechou as portas. Em vez de cuidar dos preciosos filhos que Deus lhe deu, ele assassinou seus próprios filhos, queimando os irmãos de Ezequias como oferendas a falsos deuses.

Acaz contribuiu para a caminhada de Ezequias com o Senhor, mostrando-lhe quem ele não deveria ser.

E, no entanto, “Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar… Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo quanto fizera Davi, seu pai.”(2 Crônicas 29:1–2). Não seu pai Acaz, mas seu antepassado espiritual (e ancestral real) Davi. Quando Ezequias não pôde imitar seu pai, encontrou um homem fiel de Deus, digno de imitação.

Apesar de Seu Pai

Em vez de roubar do templo e fechá-lo ao povo de Deus, Ezequias “abriu as portas da Casa do SENHOR e as reparou.” (2 Crônicas 29:3), e o fez imediatamente, no primeiro mês de seu reinado.

Em vez de seguir o exemplo horrível de seu pai, ele confrontou as iniquidades de seu pai e confessou sua iniquidade: “Porque nossos pais prevaricaram e fizeram o que era mau perante o SENHOR, nosso Deus.” (2 Crônicas 29:6).

Em vez de culpar seu pai e evitar as conseqüências, ele assumiu a responsabilidade e carregou o peso dos fracassos de seu pai: “Agora, estou resolvido a fazer aliança com o SENHOR, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.” (2 Crônicas 29:10).

Em vez de afastar os outros de Deus e entrar em transgressão, ele chamou o povo de Deus para rejeitar a tentação e retornar a Ele:

“Filhos de Israel, voltai-vos ao SENHOR… Não sejais como vossos pais e como vossos irmãos, que prevaricaram contra o SENHOR, Deus de seus pais… Não endureçais, agora, a vossa cerviz, como vossos pais; confiai-vos ao SENHOR, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao SENHOR, vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós. ”. (2 Crônicas 30:6–8)

Em vez de presumir graça e misericórdia, Ezequias se recusou a aceitar a bondade e a compaixão de Deus, pedindo fervorosamente que o povo se arrependesse: “Porque, se vós vos converterdes ao SENHOR, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos e tornarão a esta terra;  porque o SENHOR, vosso Deus, é misericordioso e compassivo e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a ele.”(2 Crônicas 30:9).

Em vez de trazer julgamento e destruição a sua família e nação, sua fé firme e liderança piedosa trouxe cura (2 Crônicas 30:21), e “Houve grande alegria em Jerusalém; porque desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não houve coisa semelhante em Jerusalém.”(2 Crônicas 30:26). Conhecendo grande miséria por causa de seu pai, ele espalhou grande alegria porque confiou e obedeceu a Deus.

No meio de um deserto espiritual ameaçador, com o pior dos exemplos espirituais em seu pai, Ezequias encontrou um verdadeiro Pai e aprendeu a sobreviver, crescer e servir pela fé nEle.

Se Você É Seu Filho

Se você segue a Cristo, você tem um bom Pai, mesmo que você não tenha um bom pai. Se você é levado pelo Espírito à confissão, arrependimento e obediência – como Ezequias – você é um filho escolhido e precioso de infinito amor e força. “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” (Romanos 8:15) Antes de você ser adotado, você foi escravizado pelo medo e por boas razões. Mas agora, o Espírito do seu Pai vive em você e expulsa o medo da punição (1 João 4:18).

O Espírito vive em você para lembrá-lo de que você não é mais órfão (Romanos 8:16). E se você é um filho de Deus, então você também é um herdeiro de Deus com Cristo (Romanos 8:17). E se você é um herdeiro de todas as coisas com Cristo, você também será glorificado com ele. Você já esteve sozinho, abandonado e espiritualmente impotente. Você estava sem pai. Agora você recebeu uma adoção sobrenatural, uma herança infinita, uma glória inimaginável e o Pai dos pais.

Deus não te adotou com relutância, mas amorosamente. Ele formou até mesmo os melhores relacionamentos entre pais e filhos para ser apenas uma indicação do tipo de amor que sente por seus filhos. Ele enviou seu próprio Filho para morrer por você a fim de torná-lo seu (1 João 3:1–2).

Filhos e filhas sem um pai humano amoroso não estão sem amor. Todos aqueles que conhecem o verdadeiro amor, não importa que tipo de amor tenham experimentado em sua família, aprenderam através de serem amados por Deus (1 João 4:9) – o bom Pai dos espiritualmente sem pai.

De Marshall Segal22

Traduzido por Felipe Barnabé

Fonte: The Good Father to the Spiritually Fatherless

SEO: Filhos e filhas sem um pai humano piedoso ou amoroso não estão perdidos por amor, porque Deus ama ser Pai dos sem pai.