Um Crente Pode Ser Cortado de Cristo?
Romanos 11:22

por

Dr. Sam Storms



Considera pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado” (Romanos 11:22).

Aqui Paulo diz aos crentes gentios: Considera pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado. Isto implica que crentes genuínos podem perder sua salvação? Penso que não!

Primeiro de tudo, Paulo pode estar ecoando um tema encontrado em outras partes de suas cartas e através de todo o Novo Testamento, a saber, que a salvação final é dependente da perseverança na fé (conforme Romanos 8:13; Colossenses 1:23; Hebreus 3:6,14; 1 Pedro 1:5; 1 João 2:19), uma fé que Deus graciosamente preserva e sustenta dentro de nós.

Segundo, outros têm sugerido que a discussão de Paulo aqui é sobre os gentios como uma classe, considerados coletivamente, e Israel como uma classe, considerado coletivamente. Em outras palavras, assim como “Israel” foi cortado, assim também os “gentios” podem ser, se eles não crerem.

Terceiro, em seu comentário sobre Romanos, Douglas Moo fornece esta explicação: “Embora a oliveira represente o verdadeiro e espiritual povo de Deus, aqueles que são ditos pertencer a esta árvore são, não somente aqueles que, através de sua fé, são realmente parte da árvore, mas também aqueles que somente parecem pertencer a ela. Isto é evidente à partir do fato de que Paulo fala dos judeus incrédulos como tendo sidos 'cortados' da árvore (v. 17). Na realidade, estes judeus nunca fizeram parte da árvore, de forma alguma; todavia, para preservar a metáfora que ele está usando, Paulo apresenta-os como se eles uma vez tivessem sido parte dela. Do mesmo modo, então, aqueles gentios dentro da igreja em Roma, e em qualquer outro lugar, que parecem ser parte do povo de Deus, mas que todavia não continuam na fé, podem nunca ter sido parte desta árvore, de forma alguma”.

Os pontos de vista (1) e (3) podem, então, ser combinados: Aqueles que verdadeiramente creram, irão continuar na bondade de Deus (Hebreus 3:6,14). Aqueles que não continuam na bondade de Deus, mostram que eles nunca foram verdadeiramente parte da árvore (1 João 2:19). Falhar em perseverar não significa que alguém foi verdadeiramente salvo e depois se tornou verdadeiramente perdido. Antes, a perseverança é, ela mesma, a prova de que alguém foi salvo. Se alguém não persevera, este alguém sempre foi perdido e nunca salvo.

 


Traduzido por: Felipe Sabino de Araújo Neto
Cuiabá-MT, 27 de Janeiro de 2005.


http://www.monergismo.com/

Este site da web é uma realização de
Felipe Sabino de Araújo Neto®
Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.

Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill
Editora Cultura Cristã /Editora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova