Pular para o conteúdo
Início » Deus será Deus no céu?

Deus será Deus no céu?

O fato que você pode perguntar se Deus ainda nos controlará quando chegarmos ao céu me diz que você ainda não compreendeu completamente a base para a soberania de Deus, e que o seu pensamento ainda é antropocêntrico.

Deus é soberano, não por causa de quem você é ou onde você está, mas por causa de quem e o que ele é. Ele controla todas as coisas porque isso é o que significa ser Deus. Sua soberania é primeiro uma questão ontológica e metafísica, e não uma questão soteriológica. Ela não tem nada a ver com onde estamos ou com nosso estado e condição. Nunca nos tornaremos autônomos e independentes de Deus. Sua soberania não é um jogo, onde decidimos arbitrariamente seguir uma série de regras por um tempo, e então, quando deixamos de jogar, seguimos outra série de regras. Ele controla todas as coisas porque ele é Deus.

Tenha cuidado quando fizer uma pergunta como essa, para que você não blasfeme, pois sua pergunta equivale a “Deus ainda será Deus quando eu estiver no céu, ou terei independência de Deus e me tornarei como o próprio Jeová em sua liberdade?”. Todavia, eu não culpo você totalmente, pois os teólogos calvinistas e reformados têm treinado as pessoas para que pensem a partir de ponto de vista estreito (soteriológico), mesmo quando o assunto pertence a uma questão mais ampla (ontológica e metafísica). Se você lhes fizer uma pergunta metafísica, eles vão te dar uma resposta soteriológica. Isso tem resultado em muito absurdo, e por vezes blasfêmia. Para um exemplo, veja meu artigo “E a rebimboca da parafuseta?”. Quanto a você, sempre pense em Deus com o maior temor e reverência. Não blasfeme, nem mesmo indiretamente ou por implicação.

[divider]

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto – maio/2012.

Fonte: www.vincentcheung.com

Marcações: