1. O que é escatologia?
A escatologia estuda os últimos dias. A sua escatologia é a sua visão sobre os últimos dias. O termo é usado com menos frequência com relação à doutrina do céu e do inferno. Aqui, estou me referindo ao entendimento de como a profecia bíblica se aplica à história do mundo antes do retorno de Cristo.
2. Últimos dias do que?
A resposta a essa pergunta divide cristãos. Existem diferentes escolas de pensamento. Vou defini-las em seguida. Comumente, a escolha é entre: os últimos dias do mundo ou, os últimos dias da antiga era judaica.
3. O que é o milênio.
Há uma piada que diz que o milênio são mil anos de paz sobre os quais os cristãos gostam de brigar. Falando sério, o milênio é o período de mil anos profetizado pelo apóstolo João em Apocalipse 20. As três principais vertentes da escatologia entendem o milênio de maneira diferente.
4. O que significa “hermenêutica”?
A hermenêutica é a arte, a ciência e a metodologia de interpretação da Bíblia. A forma como alguém interpreta a Bíblia obviamente influenciará a interpretação das profecias bíblicas. Portanto, a hermenêutica é muito importante nos debates sobre escatologia. Alguns dizem que a diferença é entre uma interpretação literal e espiritual. Mas é mais adequado dizer que a diferença é entre quais passagens devem ser entendidas literalmente.
5. O que é um futurista?
Um futurista é alguém que crê que as profecias do Apocalipse ainda irão se cumprir. Ou seja, elas dizem respeito ao nosso futuro.
6. O que é um historicista?
Um historicista é alguém que crê que essas profecias se cumpriram, e continuam se cumprindo ao longo de toda a história da igreja.
7. O que é um preterista?
Um preterista é alguém que crê que as profecias de Apocalipse, em grande parte, se cumpriram no primeiro século.
8. Como entender as diferentes escolas de pensamento de maneira adequada? O que esses termos significam?
Ao falar das diferentes escolas de pensamento (usando o termo milênio), a maneira mais fácil de lembrar o que os nomes significam é se concentrar no prefixo usado antes de milenarismo. Esse prefixo indica quando se espera que Cristo retorne com relação ao milênio. É importante notar uma coisa: todas as escolas de pensamento evangélicas citadas aqui creem firmemente em um retorno físico e literal de Cristo.
9. O que é pré-milenarismo histórico?
O pré-milenarismo histórico entende que Cristo retornará antes do milênio e que ele reinará na Terra durante o milênio. O adjetivo histórico é usado pois alguns dos pais da igreja, como Justino Mártir, defendiam essa posição.
10. O que é pré-milenarismo dispensacionalista?
O pré-milenarismo dispensacionalista é uma variação que surgiu no séc. XIX. Esta é a posição de um grande número de evangélicos hoje. Muitos cristãos, embora não se considerem dispensacionalistas, assumiram várias de suas posições — como sobre o Armagedom, a Besta, o número da Besta, o Anticristo, etc.
De acordo com essa posição, Cristo também retornará antes do milênio. Mas ela diverge do pré-milenarismo histórico em vários aspectos.
11. O que é diferente no pré-milenarismo dispensacionalista?
Os distintivos do dispensacionalismo são muitos. Entre eles, ele ensina que haverá uma vinda secreta de Cristo sete anos antes do milênio; que Cristo governará o estado judeu durante o milênio — incluindo os sacrifícios no Templo e tudo mais.
12. O que é amilenarismo?
O amilenarismo defende que não haverá um milênio terreno. O prefixo “a-” indica negação. O amilenarista não crê que haverá um milênio literal na terra. Em vez disso, ele o interpreta com um sentido espiritual, com os santos glorificados reinando no céu com Cristo.
13. O que é o pós-milenarismo?
O pós-milenarismo é a visão de que Cristo retornará no fim do milênio. O milênio é geralmente entendido como uma era dourada de expansão do evangelho, quando a Grande Comissão é cumprida. Ao final deste período, quando todas as nações tiverem se tornado discípulas de Cristo, ele retornará e destruirá o último inimigo: a morte.
14. É possível combinar algum desses termos?
Sim, todo pré-milenarista é futurista de alguma forma. Todos creem que a maior parte das profecias sobre o “fim dos tempos” ainda não se cumpriram. Pós-milenaristas e amilenaristas podem ser tanto historicistas quanto preteristas.
15. Então, de forma breve, o que é o pós-milenarismo?
É a posição escatológica que é necessariamente otimista sobre o avanço do evangelho no mundo antes do retorno do Senhor. Noutras palavras, o pós-milenarista é alguém que crê que a Grande Comissão será concluída com sucesso: as nações serão discipuladas, batizadas e ensinadas a obedecer a Cristo. Quando isso acontecer, então, virá o fim. Pós-milenaristas pensam no longo prazo — geralmente, eles crêem que estamos vivendo nos dias da igreja primitiva. Alguns pré-milenaristas e amilenaristas são otimistas quanto ao avanço do evangelho no mundo. Mas isso não é uma exigência da sua posição, embora ela o permita.
Tradução: Thiago McHertt