Pular para o conteúdo

Um tributo a Voddie Baucham: expositor fiel, amigo, guerreiro alegre

Tom Buck

A perda do meu amigo Voddie é uma das mais difíceis que já experimentei no ministério. Não sei se já ouvi um pregador do evangelho mais poderoso. Todas as vezes que o ouvi pregar, fui profundamente impactado. Ah, como aquele homem sabia pregar!

Contudo, do ponto de vista da eloquência, há muitos outros grandes pregadores. O que tornava Voddie excepcional era que ele não era apenas um grande pregador, mas também um grande expositor. Ele não apenas pregava a partir do texto, mas era fiel em expor o significado exato do texto. E é isso que faz de alguém, de fato, um grande pregador. Todas as vezes que ouvi Voddie pregar, saí compreendendo melhor o texto e constrangido a viver em obediência ao que ele dizia.

Em nota pessoal, Voddie foi um dos melhores amigos que já tive. Qualquer um que estivesse ao lado de Voddie sabia que seus músculos eram enormes. Mas qualquer um que passasse a conhecer Voddie descobria que seu coração era ainda maior. Não posso contar o número de vezes em que o amor e o cuidado de Voddie foram demonstrados a mim e à minha família. Mas uma ocasião se destaca claramente.

Quando Jennifer e eu passamos pelo ataque à nossa família por parte da SBC, Voddie esteve conosco a cada passo do caminho. Pouco depois de a BNG publicar seu artigo difamatório contra mim, Voddie ligou e disse: “O homem que eles retrataram naquele artigo não tem nenhuma semelhança com o homem que eu conheço”. Eu chorei. E Voddie também demonstrou amor e cuidado por minha esposa durante tudo aquilo. Jennifer adorava Voddie! Quando se passa por uma crise, nunca se esquece aqueles que estiveram ao seu lado!

Mas uma das coisas de que mais sentirei falta em relação a Voddie não é o que ele fez por mim pessoalmente, mas o guerreiro que ele foi em permanecer firme pela verdade do evangelho. Voddie amava e era leal às pessoas, mas havia algo e alguém a quem ele amava e a quem era ainda mais leal — o evangelho e seu Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A posição de Voddie em defesa da verdade contra a justiça social lhe custou caro. Alguns daqueles que agora se aproximam dele em sua morte o haviam ostracizado enquanto estava vivo por causa da posição que tomou. Mas Voddie foi um guerreiro alegre. Nunca recuou da luta, mas também nunca se tornou amargo contra aqueles que o atacaram ou marginalizaram. Ele simplesmente falava a verdade e continuava, com um coração alegre.

Sentirei falta de sua pregação e de trabalhar com ele no treinamento de homens para serem pregadores. Sentirei falta de sua amizade. Sentirei falta de sua risada. E sentirei falta de sua fidelidade em combater o bom combate.

Quando penso em Voddie, duas palavras que Paulo escreveu a Timóteo vêm à mente.

Em vida, Voddie exemplificou 1 Timóteo 6.12: “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão diante de muitas testemunhas”.

Em morte, Voddie modelou 2 Timóteo 4.7: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

Adeus, meu amigo! Nos veremos na glória!

Tradução: Felipe Sabino

Marcações: