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Uma carta aberta a um anfitrião hesitante por Rosaria Butterfield

Querido amigo,

Você está ocupado? Você é importante? Você trabalha em um horário apertado? Suas fronteiras são bem fortificadas?

Essas não são, por si mesmas, coisas ruins.

Mas elas se tornarão ídolos se você não acrescentar algo: hospitalidade cristã – o mandamento bíblico para se reunir de forma regular, transparente e sacrificial em lares durante uma refeição, reunindo-se com vizinhos e irmãos e irmãs da igreja e acolhendo estranhos.

Deixe-me te contar uma história. Alguns anos atrás, um homem com um segredo sombrio se mudou para o outro lado da rua. Ele estava visivelmente frágil. Nós nos tornamos amigos lentamente, aos trancos e barrancos. Então, um dia, seu cachorro Tank desapareceu. Meus filhos fizeram cartazes, eu coloquei um anúncio no Nextdoor, e todos nós andamos quilômetros, procurando por um pit bull de cem libras que corria solto na vizinhança – para o terror e a fúria dos vizinhos. Mas Tank era gentil e amável e era necessário para o homem que o amava.

Onde estão os cristãos para salientar que o pecado que nos desfará é o nosso próprio, não o do nosso vizinho?

Depois que Tank foi encontrado, nossa amizade foi selada. Nós começamos a andar com nossos cães juntos. Ele foi generoso conosco, ajudando-nos com tarefas que não poderíamos fazer sozinhos. Ele derrubou árvores mortas em nossas florestas, sendo sensível para preservar as que tinham ninhos de falcões-de-ombros-vermelhos quando meu filho lhe contou sobre os filhotes. Meus filhos tiraram fotos para sua geladeira. Ele se juntou a nós para o Dia de Ação de Graças e Natal e aniversários (Hank e eu nascemos no mesmo dia, no mesmo ano). Ele veio timidamente e desajeitadamente no começo, mas eventualmente de todo o coração. Durante anos, fomos seu único contato humano diário.

E então um dia seu segredo foi exposto. Hank estava fazendo metanfetamina em seu porão. Uma fita amarela da cena do crime envolveu nosso bairro. Vizinhos torceram as mãos, envergonhados, e preocupados com a queda do valor da habitação.

Logo, os vizinhos nos voltaram a suspeita. Afinal de contas: éramos seus amigos. Como poderíamos não saber algo dessa magnitude épica? Jesus jantou com os pecadores e há uma margem para essa afirmação quando ela chega na ponta de um dedo apontado.

A prisão e o encarceramento de Hank, o horror da metanfetamina, sua criação e seu significado em um mundo que tráfico-sexual e assassinato na dependência de drogas, criaram a necessidade de se reunir diariamente com nossos vizinhos com comida e oração. Essa necessidade não começou com refeições bem planejadas e convites cuidadosamente orquestrados. Tudo começou com acusação. Andando de um lado para o outro na minha cozinha enquanto limpava meu último café, outro vizinho, Bill, pregou. Nós éramos culpados por associação. Nós éramos ingênuos. Ele colocou corajosamente: “Como você poderia ser amigo dele? Sabe qual é o problema de vocês, cristãos? Vocês tem a mente tão aberta que seus cérebros estão saindo pelos seus ouvidos ”.

Nós ouvimos Bill alto e claro. E vimos a necessidade de usar nossa casa e nossos privilégios de forma diferente. Começamos a praticar a hospitalidade diária, acolhendo a família da igreja e os vizinhos. Nós postamos convites abertos no aplicativo Nextdoor. A rotina era simples: comer juntos, ouvir preocupações, aprender como Kent liderava nas devoções familiares (onde Kent ensina através da Bíblia, um capítulo a cada noite), e orando juntos. Todos os tipos de pessoas vieram. As pessoas eram bem vindas a sair depois de comer e reclamar, mas a maioria não. A maioria ficou para a Bíblia e a oração.

Percebemos que nossa casa não era um castelo. Era uma incubadora e um hospital.

Enquanto as crianças da vizinhança viam lixeiras de coisas de Hank serem jogadas fora, porque tudo em uma casa infectada pela toxina gasosa da metanfetamina deve ser destruído, eles se entristeceram. As crianças não são insensíveis como os adultos são. Elas sentem a dor de perder uma bateria e um cachorro e uma escova de dentes e suas fotos de bebê e todas as coisas importantes realizadas com clipes magnéticos em sua geladeira. Tank, o gentil cachorro gigante, morou conosco depois da prisão de Hank.
Eu observei as crianças enterrarem suas lágrimas na cabeça enorme dele enquanto observavam as lixeiras se encherem, e testemunharam a vergonha sendo pega. Que “o salário do pecado é a morte” é um horror palpável quando você assiste ao seu vizinho desaparecer – uma lixeira de cada vez. Demorou sete para apagá-lo. As crianças continuaram contando.

A verdade e a esperança cristãs são potencialmente transparentes na tragédia do bairro, mas somente se os cristãos aparecerem para interpretar o significado e o propósito e até mesmo a graça de serem pegos. Onde os cristãos estão apontando o caminho para o trono da graça? Onde estão os cristãos para salientar que o pecado que nos desfará é o nosso próprio, não o do nosso vizinho? Eles estão se escondendo atrás de portas fechadas, gratos por não conhecerem bem seus vizinhos o suficiente para se envolverem?

A comunhão da mesa diária pode parecer radical, mas para nós, isso se tornou comum. Esse hábito espiritual depende não apenas dos anfitriões, mas também dos convidados. Estes são limites permeáveis, pois a comunidade cristã depende de irmãos e irmãs que abram abertamente seus recursos e necessidades. Nossa família da igreja junto com nossos vizinhos vem; tem sido crucial ter muitas mãos, muitos irmãos e irmãs oferecendo oração e cuidado cristão. Os solteiros em nossa igreja se reúnem em nossa mesa quase que diariamente. Não é incomum para mim ainda estar terminando uma aula de matemática com uma criança quando as pessoas começam a atravessar a porta. Isso está ok. Todo mundo sabe como dobrar a roupa e arrumar a ‘mesa Butterfield’.

Reunir-se diariamente com as portas abertas é mais fácil do que microgerenciar listas de convidados exigentes. Nós imaginamos que é assim que a mesa partilhada se parecia no século I. Aqueles eram tempos desesperados. Estes são tempos desesperados. Eu gosto muito de me inclinar em nosso mundo pós-cristão com orações e descascando batatas. É assim que a guerra espiritual se parece na minha cozinha, no início da manhã escura. Eu passo algumas horas todo dia cortando legumes e orando. O jugo de Cristo é fácil. Passei algumas horas por noite reunindo-me com vizinhos e a família de Deus e indo a Deus em oração. O fardo de Cristo é leve. Há coisas piores a fazer com algumas horas por dia, disso tenho certeza.

O que nos impede de praticar a hospitalidade é nossa abundância, não nossa falta. Nós temos muito e amamos muito o que temos.

Anos se passaram desde que meu amigo foi preso e encarcerado. Ele está cumprindo uma pena de prisão de duas décadas. Nós escrevemos cartas, enviamos livros e oramos por ele. Permanecer conectado através de uma longa sentença de prisão faz parte da vizinha cristã. E agora que essa crise acabou, a antiga casa de metanfetamina foi renovada e revendida para novas pessoas sem essa história de vergonha, ainda praticamos hospitalidade diária e comum. É como trazemos o testemunho de Cristo para suportar um mundo que despreza a Cristo e aos cristãos, um mundo que não sabe como é o cristianismo autêntico.

Ao longo dos anos, aprendemos isso. O que nos impede de praticar a hospitalidade é nossa abundância, não nossa falta. Nós temos muito e amamos muito o que temos. As estatísticas confirmam esta verdade: casas miseráveis ​​e igrejas pobres dão e reúnem mais; casas ricas e igrejas de luxo dividem e microgerenciam mais.

A hospitalidade diária habitual, praticada para a glória de Cristo, santifica seus limites e fortalece sua fé. Também expõe a idolatria em nossos corações que declaram falsamente nossos lares nossos castelos e nosso próprio tempo. A hospitalidade combate a solidão esmagadora que muitos irmãos e irmãs em Cristo suportam oferecendo cuidados básicos: uma refeição, um abraço, uma oração. Quando compartilhamos um ritmo de vida, sabemos, antes que alguém pergunte, como podemos ajudar e o que os outros precisam. Bem diante dos olhos deste mundo pós-cristão que rejeita o cristianismo ortodoxo como perigoso ou inútil, a hospitalidade cristã aproveita o poder de Cristo, agarra com nossas mãos abertas as promessas do céu e traz o amor de Cristo sobre aqueles que estão em nosso abraço. Com corações redimidos e as promessas de Deus, temos muito a compartilhar com os outros. A hospitalidade é uma teologia vívida que seus vizinhos incrédulos podem provar e sentir.

É assim que Cristo sempre pretendeu que os cristãos vivessem. A vida cristã é iniciada pela perda. Pedro diz isso ao nosso Senhor assim: “Vê, nós deixamos tudo para te seguir!” Jesus responde com a promessa de que o corpo de Cristo é uma família, e a participação inclusiva é estendida por ele: “Verdadeiramente, eu digo você, não há ninguém que tenha saído de casa ou incomodado ou irmãs ou mãe ou pai ou filhos ou terras, por minha causa e pelo evangelho, que não receberá cem vezes agora neste tempo, casas e irmãos e irmãs e mães e crianças e terras, com perseguições e no futuro, a vida eterna ”(Marcos 10: 29-30).

Vemos aqui os dois compromissos da hospitalidade: construir o corpo de Cristo e compelir os outros a provarem e verem que o Senhor é bom. Cristo deixa claro: o Evangelho vem com uma chave da casa. Comece em qualquer lugar. Mas, por favor, comece.

Sua irmã em Cristo,

Rosaria.

Rosaria Butterfield (PhD, Universidade Estadual de Ohio) é autora, palestrante, esposa de pastor, mãe de educação domiciliar e ex-professora de inglês e estudos de mulheres na Universidade de Syracuse. Ela é a autora de “Pensamentos secretos de uma convertida improvável” e “Openness Unhindered“.

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