Pular para o conteúdo

Uma vida de excelência

O legado duradouro de Voddie Baucham

Talvez a melhor palavra para definir a vida e o ministério de Voddie Baucham seja excelência. Baucham faleceu na quinta-feira, aos 56 anos, após uma emergência médica repentina, e muitos ao redor do mundo o lembrarão por sua eloquência imponente e paixão ao pregar fielmente o evangelho de Jesus Cristo. Muitos o recordarão por sua coragem leonina ao confrontar o mal e expor as mentiras. Muitos o recordarão como um líder na batalha pela verdade. Muitos o recordarão por seu raciocínio rápido, frases marcantes e prosa refinada. Muitos o recordarão por sua estatura colossal, uma presença capaz de preencher qualquer ambiente.

As histórias de sua influência na vida das pessoas serão numerosas demais para serem contadas. Ele viveu em serviço fiel a seu Salvador e Senhor, Jesus Cristo. E em tudo isso, ele foi excelente.

Contudo, sua excelência jamais esteve confinada às plataformas públicas.

Contudo, sua excelência jamais esteve confinada às plataformas públicas. Na verdade, seu poderoso ministério público era sustentado por sua busca de excelência nos lugares mais importantes — os lugares ocultos aos púlpitos, tribunas, microfones e câmeras.

Sua devoção à esposa, Bridget, foi um exemplo magnífico de um homem que compreendia o que significava ilustrar o amor de Cristo por sua Igreja. Ela florescia sob sua liderança, constantemente e de modo inegável cativada por seus grandes gestos de amor e carinho. O casamento deles foi um retrato de excelência.

Sua devoção em criar seus nove filhos no temor e na admoestação do Senhor foi inabalável. Ele desejava que seus filhos andassem nos caminhos do Senhor por todos os dias de suas vidas, investindo intensamente em sua educação cristã, na qual ele mesmo estava envolvido ativamente. Estava determinado a criar filhos fortes e piedosos, bem como filhas graciosas e frutíferas. Alegrou-se com os recentes batismos de nada menos que cinco de seus filhos e aguardava com expectativa o dos demais. Presidiu sobre seu lar com confiança e piedade, comprometido em estabelecer um legado multigeracional. Todos os que viveram sob seu teto prosperaram — em excelência.

Sua devoção ao discipulado frequentemente assumia a forma de receber jovens em sua casa e inculturá-los nos ricos costumes e na liturgia que havia estabelecido. Sendo um chef talentoso em seu próprio direito, sua hospitalidade era alimento para o faminto e bebida para o cansado. Ao redor de sua mesa fluíam discernimento, risos e alegria. Muitos jovens casais encontraram ali seus cônjuges e aprenderam sobre a paternidade. Muitos dos que discipulou foram depois espalhados pelo mundo para propagar aquilo que lhes havia sido fielmente ensinado. Seu discipulado — e sua culinária — foram excelentes.

Sua devoção à igreja local era inquestionável. Ele não apenas se deleitava em entregar a Palavra de Deus aos santos, mas também se alegrava em sentar-se sob boa pregação e ministério fiel. Ele compreendia a importância do que Cristo armou e equipou sua Igreja para realizar, e dedicava-se a ser tanto um pastor fiel quanto um membro humilde do rebanho. Em tudo isso, ele foi excelente.

Sua devoção a seus amigos era inspiradora. Era rápido em oferecer encorajamento e apoio aos que estavam em necessidade, sempre pronto para sustentar seus irmãos de armas no campo de batalha da verdade. Comprometeu-se com uma vida de sacrifício. Nisto também, ele foi excelente.

A excelência é mais do que mera funcionalidade. A verdadeira excelência significa devoção e artesania impregnadas de beleza, qualidade e virtude. Ela evoca humildade, reverência, deleite e assombro — apontando, em última instância, para a glória de Deus. É fruto de sacrifício e diligência. E em sua raiz está o amor — amor por Deus e amor pelo próximo. Voddie Baucham encarnou esse padrão em tudo o que disse e fez.

Voddie Baucham encarnou esse padrão em tudo o que disse e fez.

Voddie Baucham foi mais do que apenas um teólogo e pregador. Foi um homem que viveu por convicção, que sabia o que significava viver coram Deo — diante da face de Deus.

O Rei dos reis honrosamente dispensou Voddie Baucham de seu excelente serviço e dever. Agora ele aguarda a ressurreição, mesmo enquanto habita com nosso Senhor em glória.

Um gigante adormeceu, e sua vida e morte enviaram ondas por todo o mundo. O mundo é melhor por Voddie ter passado por ele. E enquanto os santos na terra aguardam o dia em que o verão novamente, que muitas vidas sejam testemunho do ideal pelo qual Voddie buscou viver: excelência pela verdade.

Lennox Kalifungwa é escritor, palestrante e apresentador de podcast, além de ter sido um amigo próximo de Voddie Baucham.

———————
Tradução: Felipe Sabino
Original: https://wng.org/opinions/a-life-of-excellence-1758856184