Pular para o conteúdo

A Necessidade da Trindade

As implicações da doutrina da Trindade oferecem a cura para o socialismo (coletivismo) e para o individualismo (libertarianismo). Socialismo, Marxismo e todas as formas de coletivismo, elevam a importância do grupo, da sociedade, e do estado em detrimento do indivíduo e dos seus direitos e liberdades, e assim estabelecem a base para a existência de um governo absoluto e soberano do estado, que não contempla o indivíduo e destrói a criatividade, a liberdade e vida humana. Nessa visão, o cidadão como indivíduo é sacrificado quando necessário para o bem do estado, ou quando é do interesse do estado. Stalin, Mao, e sua corja, mataram milhões de seus próprios cidadãos para o bem geral do estado. Os Estados Unidos matam através do aborto milhões de bebês não nascidos para o bem estar maior da sociedade.

O individualismo democrático, também chamado de libertarianismo, é o oposto do socialismo. Enquanto todas as formas de socialismo acreditam na soberania do estado, o libertarianismo acredita na soberania e na autonomia do indivíduo. Assim exalta o indivíduo em detrimento do grupo. As atividades legítimas do estado e a validade de leis universais são negadas. Nessa visão, por exemplo, o casamento como uma instituição é descartada e os desejos dos indivíduos reinam supremos. Leis proibindo o aborto ou o comportamento homossexual são vistas como restrições ilegítimas sobre a autonomia individual.

Uma perspectiva cristã trinitariana da vida e da sociedade permanece sobre e contra essas visões, porque não acredita nem na soberania do estado nem na soberania do indivíduo, mas na soberania do Deus trino. Não exalta o grupo em detrimento do indivíduo, nem o indivíduo em detrimento do grupo. A ênfase da Bíblia é sobre o indivíduo dentro de um contexto de família trabalhando pela igreja discipulando as nações do mundo (Mt. 28:19-20). A Bíblia reconhece a importância equivalente do indivíduo particular e da sociedade humana em geral. Nenhum dos dois é soberano. Apenas Deus é soberano, e todos os indivíduos e sociedades estão subordinados a Ele para viverem em termos da Sua ordem e plano de vida revelados. A Palavra de Deus é um manual autoritativo e suficiente de direções para indivíduos e grupos, sobre moralidade privada e justiça pública.

[divider]

Fonte: Joseph C. Morecraft, III, Authentic Christianity (Powder Springs, Georgia: American Vision Press, 2009) p. 388-389, Volume 1

Tradução: Isaac Barcellos