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Henry Miller: A vida e literatura da obscenidade por Greg Bahnsen

Antithesis I:6 (Nov./Dec., 1990) © Covenant Media Foundation, 800/553-3938

Críticos de cinema estão deliciados com a recente mudança no sistema de classificação da indústria cinematográfica. No lugar da antiga categoria “X” de filmes, temos agora a designação NC-17, indicando que nenhuma criança menor de dezessete anos é permitida. A classificação X foi descartada, reconhecendo que o que ela comunica é que um filme é pornográfico, e não “adulto” em seu tema ou tratamento. Os magnatas e críticos do cinema estão satisfeitos porque argumentam que alguns filmes são explícitos demais para receberem a classificação de R, e ainda assim – de acordo com eles – não são de caráter ou intenção pornográficos. Isso é impiedosa, se não hipócrita, vacilação moral.

O filme que finalmente empurrou a agência de classificação para mudar seu código é um recente lançamento intitulado Henry & June, baseado no livro do mesmo título de Anaïs Nin, que era amiga, colega literária e parceira sexual de Henry Miller, o controverso autor de Trópico de Câncer e outras obras obscenas. (June era a esposa de Henry e outro interesse sexual de Nin, mesmo antes de seu envolvimento com ele.)

Henry Miller nasceu em 1891 e cresceu no Brooklyn. Durante um “exílio” auto-imposto à França e Grécia (1930-40), seu primeiro livro, Trópico de Câncer, foi publicado em Paris em 1934 – devido ao encorajamento e apoio financeiro de Anaïs Nin. Foi imediatamente proibido de ser publicado em todos os países de língua inglesa, e até mesmo o próprio Miller foi impedido de entrar na Inglaterra pelas autoridades portuárias. Em 1953, a ACLU perdeu em sua tentativa de suspender a proibição contra o livro. No entanto, após a Grove Press publicá-lo em 1961, as ações contra ele foram perdidas em Chicago (1962) e perante a Suprema Corte dos Estados Unidos (1964).

Anaïs Nin é conhecida por seus próprios volumes de literatura erótica (a palavra educada para pornografia), livros de “sofisticada safadeza” de acordo com Cosmopolitan e altamente elogiados na Newsweek e no New York Times Book Review. O Diary of Anaïs Nin de vários volumes, no qual ela descreve sua relação com Henry Miller, começou a ser publicado em 1966. Foi um trabalho que foi elogiado para o céu (ou zodíaco de qualquer maneira) pelo próprio Miller. No entanto, não até a morte do marido de Nin, Hugh Guiler, em 1985, ela revelou o longo caso de amor que ela compartilhava com Henry Miller, o que ela faz em detalhes íntimos em Henry & June – agora exibido no cinema (NC-17). Nin morreu em 1987. Miller acabou se casando cinco vezes, de volta aos EUA experimentou tanto a pobreza (a necessidade de apelar para roupas velhas na Nova República) quanto o luxo (viver nas elegantes Pacific Palisades – graças à notoriedade da controvérsia sobre a censura), sofreu derrame e oito anos depois morreu, em 1980.

A controvérsia que recentemente agitou a classificação do filme Henry & June provou ser um caso irônico de “vida imitando arte” – ou, pelo menos, de reação à vida de um homem (o filme) imitando a reação à arte do homem (seus livros). Em Henry Miller, encontramos a vida e a literatura da obscenidade. Essa correlação não é surpresa. Miller se gabou de que seus romances eram exercícios de autobiografia e auto-análise. Provérbios nos diz: “Porque, como imaginou na sua alma, assim é” (23:7). Jesus ensinou enfaticamente que “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.” (Marcos 7:21-23).

Miller resistiu a essa verdade. Em seus ensaios apologéticos para obscenidade (“Obscenity and the Law of Reflection” e “Obscenity and Literature”). Miller argumentou repetidamente que a obscenidade é realmente encontrada no mundo (“todo departamento da vida está … corroído com o que é tão impensadamente rotulado de ‘obsceno'”), e ele foi simplesmente perseguido por dizer a verdade. “Minha preocupação nunca foi com a moral, mas com a vida, minha própria vida em particular”. No raciocínio distorcido do pensamento incrédulo, isso significava que “nada seria considerado obsceno, sinto, se os homens estivessem vivendo seus desejos mais íntimos”. Tudo é obsceno para que nada seja obsceno. De fato, em seu ensaio sobre imoralidade e moralidade, Miller termina com uma citação das escrituras hindus, declarando que o mal não existe!

Aqui está a auto-refutação de todo apologista da obscenidade. Se o mal não existe, então não pode ser mau que as obras do autor sejam banidas! Henry Miller era uma autocontradição ambulante. Ele se queixou de que “em vez de respeito, tolerância, gentileza e consideração, para não falar do amor, vemos um ao outro com medo, suspeita, ódio, inveja, rivalidade e malevolência”. Nosso mundo está fundado na falsidade.” Mas, dada a visão de mundo de Miller, não fazia sentido condenar a falta de amor e tolerância. Um crítico literário escreveu que Henry Miller lutou “para dar expressão à noção romântica – subjacente a todo o seu trabalho – de que deveria existir algo melhor do que o mundo sem amor em que ele se encontrava enredado”. Mas a anarquia moral de Miller não pode sustentar logicamente essa “noção romântica”. Sua obscenidade na vida e literatura, devemos ver, foi a degradação e destruição do romance em mais de uma maneira.

Traduzido por Felipe Barnabé